31 de março de 2010

Alguém ainda quer ficar de fora do Twitter?

Olha aonde o Twitter foi parar...

Twision 1 (18.03.2010) from Veo Television on Vimeo.

Fonte: Rosana Hermann - @rosana - Querido Leitor


Mais gente cuidando do mar...e da terra

Nas andanças internáuticas, cheguei a este blog muito consciente. O nome já diz tudo: Local Beach Global Garbage. O trabalho deles é voltado para a vida marinha...mas tudo começa na terra, não é mesmo? Confiram o site, lá encontrei campanhas educativas por estados brasileiros, divulgação de políticas públicas, material para conscientizar crianças.

28 de março de 2010

Imprensa com Cidadania

Vocês viram a série do CQC sobre TV doada para escola que não recebeu o benefício? Assistam a Parte 1:




Assistam a Parte 2
Assistam a Parte 3
Assistam a Parte 4
Assistam a Parte 5

Avaliem o que acontece no país todo.
Não é hora de cada cidadão procurar saber
aonde estão nossos recursos?

22 de março de 2010

Leituras para o Bem

Quem me conhece sabe, uso o Twitter para obter informações em primeira mão. Constituí uma rede sólida, de gente interessante e fonte de informações sérias e consolidadas. Mesmo assim, não abro mão de leituras em papel da National Geographic (NG) e da Vida Simples (VS). Na NG, recomendo a excelente matéria sobre o cão vira-lata e sua participação na constituição do país. Na VS, recomendo várias matérias, leia a revista toda, sem sacrifício.

21 de março de 2010

Ayrton Senna

Hoje ele teria 50 anos.
O homem que fez os brasileiros acreditarem na força do Brasil!
Clique aqui e deixe uma mensagem no Mural Senna 50

19 de março de 2010

Comprar não traz mais tanta satisfação

Encontrar felicidade em consumir parece fazer parte do passado. Em todo o mundo, os valores dos consumidores estão mudando e isso tem se refletido em seu comportamento diante dos produtos, das marcas e das empresas. É o que aponta a pesquisa Good Purpose, realizada pela maior agência independente de relações públicas do mundo, Edelman, em dez países, em 2009. O estudo, realizado anualmente, visa entender como as ações de responsabilidade social e ambiental afetam os negócios das empresas. Na sua mais recente edição, foram ouvidas cerca de 6 mil pessoas, entre 18 e 64 anos, na Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Itália e Japão. Os resultados sugerem que ser sustentável está na moda. Veja mais

17 de março de 2010

Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5)


Começa na próxima segunda-feira (22) o maior fórum sobre urbanismo no planeta, o Fórum Urbano Mundial (FUM5). O Brasil sediará pela primeira vez a quinta edição do evento até o dia 26, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Esta é a primeira sessão do fórum na América Latina e terá como característica principal a participação popular nas propostas que serão discutidas. O evento foi criado em 2001 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que previu a realização a cada dois anos de sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob responsabilidade do ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos.

Clique aqui para acessar a página oficial do evento, onde está divulgada a programação completa do evento.

A sessão brasileira tem o apoio do Governo Federal e do Ministério das Cidades.

O tema central do FUM5 é "O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido". As discussões são divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e inclusiva.

O fórum reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater o problema da rápida urbanização. Hoje, é o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades.

Histórico – Em 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu realizar, a cada dois anos, sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob a responsabilidade da Agência Habitat das Nações Unidas, com o objetivo de reunir, regularmente, uma ampla gama de parceiros governamentais, da sociedade civil e do setor privado, em torno dos grandes desafios colocados pela crescente urbanização. No debate são pautadas as economias nacionais, a organização das sociedades, as comunidades locais e as próprias cidades.

Abrangência – O último Fórum Urbano Mundial, realizado em 2006, em Vancouver, Canadá, teve a participação de mais de 10 mil pessoas, entre governantes de 160 países, parlamentares, autoridades locais, representantes da sociedade civil e do setor privado, acadêmicos e profissionais da área, organizados em seminários, oficinas e painéis de debates. Países como Angola, Argentina, China, México, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha participaram do evento.


Serviço:
Fórum Urbano Mundial 5
Data: 22 a 26/03/2010
Local: Zona Portuária, armazéns 2 a 6 e anexos, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
Informações e Inscrições: http://wuf5.cidades.gov.br


Fonte: Ministério das Cidades

12 de março de 2010

Chefs contra a fome


A Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) abriu a convocatória para o terceiro Livro de Receitas dos Chefs contra a Fome. Nesta ocasião, convidamos todos os interessadas a preparar uma receita original que tenha como elemento-chave o milho, um dos alimentos mais característicos da nossa região.

Juntamente com o trigo e o arroz, o milho é um dos cultivos mais importantes e mais utilizados no mundo, e suas mais de 400 espécies nativas podem ser usadas para preparar desde torradas crocantes até bebidas nutritivas. Além disso, é uma importante fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibras.

Em um complexo contexto econômico internacional, o milho surge como uma alternativa econômica e saudável para combater a fome, além de contribuir para preservar a cultura gastronômica da região. É por isso que a Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome convoca chefs, cozinheiros e os amantes da gastronomia de modo geral a enviarem suas receitas ao terceiro Livro de Receitas dos Chefs contra a Fome.

Este livro de receitas é uma forma pela qual os chefs podem ajudar a melhorar a nutrição dos mais necessitados, compartilhando receitas que ajudarão as pessoas a aproveitar melhor os alimentos, preparando;os de formas mais saborosas e nutritivas. Isso também contribui à preservação da cultura gastronômica da região.

Os dois primeiros livros de receitas dos Chefs contra a Fome, dedicados à batata e aos legumes, foram publicadas em uma edição conjunta com o Fundo de Cultura Econômica e estão à venda em vários países latino-americanos.

Para participar da convocatória, os chefs devem enviar sua proposta de receitas, que deverão poder ser preparadas com insumos básicos (alimentos e utensílios), até 23 de abril.

Este esforço é parte do projeto "Chefs contra a Fome", uma proposta da Iniciativa para unir todos os setores no combate à desnutrição. Esta rede inclui prestigiados chefs internacionais, cozinheiros, críticos gastronômicos e empresários que desejam compartilhar com os mais necessitados informação útil e acessível com os alimentos a que têm acesso para poder preparar diversos pratos, nutritivos e saborosos.

Informações:
Telefone (56 2) 923 2175
Correio eletrônico: rlc-iniciativa@fao.org
Site: www.rlc.fao.org/iniciativa

Fonte: Ascom/FAO

11 de março de 2010

Ibase promove debate sobre mobilização na cidade do Rio de Janeiro


O Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - dando prosseguimento ao ciclo de conversas chamado “Megaeventos: o futuro do Rio em nossas mãos", promoveu encontro para debater as transformações pelas quais a cidade do Rio de Janeiro passará tendo em vista a realização de eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. O principal objetivo é a construção de estratégias de monitoramento e participação cidadã nas decisões sobre as obras e ações previstas.

Estiveram presentes além de representantes da sociedade civil, a vereadora Andréa Gouveia Vieira, da Comissão de Orçamento, e o vereador Eliomar Coelho, da Comissão de Assuntos Urbanos. O mote da discussão foi a dificuldade de mobilizar a sociedade civil e a opinião pública para uma participação incisiva nas questões políticas que tangem a cidade do Rio e o rumo que a cidade tomará com os investimentos para a realização de grandes eventos. Além disso, foi apontada a dificuldade de comprometimento de muitos(as) vereadores(as) na hora da análise e votação de projetos importantes para o futuro da cidade.


Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Sempre achei a foto de Robert Capa, com Picasso protegendo a mulher sob o guarda-sol, uma imagem delicadíssima, tal como nós, mulheres. Sempre pensei também: Picasso amava as mulheres, Picasso odiava as mulheres, Picasso não vivia sem suas mulheres. O mundo não sobreviveria sem as vidas que as mulheres carregam em si. Só por isso tudo, à vida, parabéns para nós!

5 de março de 2010

4 de março de 2010

Saiba como foi o InNet Evento

Para saber como foi o evento realizado em Laranjeiras, clique no InNet Evento. Para adiantar, um dos destaques que dei para exemplificar o uso do Twitter foi a linha do tempo da Mobilização de Pessoas: campanha presidencial de Barack Obama, eleições no Irã, terremoto no Haiti, terremoto no Chile e o envio de mensagem do espaço. No post do evento, estão os links para a minha apresentação e o vídeo de Rosana Hermann (@rosana) que exibi. Na ocasião do InNet, entreguei uma pesquisa para ter a avaliação sobre o Overview Twitter. O objetivo é preparar um curso em 3 módulos para treinar e capacitar usuários para o uso do Twitter. Caso haja interesse do leitor, deixe seu e-mail no comentário para que eu possa enviar a informação sobre o curso ou palestra. Agradeço a Isabel Vidal e Claudia Sardinha pelo convite para participar do #InNet.

Lembram do Rafael Reinehr, da Colméia Idéias e Cooperação?


Ele foi entrevistado, via Skype, pelo Instituto Humanitas, da Unisinos, para falar de ações de responsabilidade do estado e do cidadão para que seja possível prolongar a sobrevivência do planeta. Na mesma entrevista, Rafael fala sobre a tese do descrecimento. Clique aqui e leia a entrevista. Aproveite e conheça o projeto Colméia aqui.

3 de março de 2010

O importante não é apenas votar...

mais importante ainda é participar.
Clique na imagem e amplie a sua participação.
Fonte: @psustentavel

People helping people no Twitter


Recentemente, montei uma apresentação sobre o Twitter, destacando principalmente as ações de grande mobilização de pessoas - apresentei no evento InNet, realizado em 28 de fevereiro de 2010, em Laranjeiras, Rio de Janeiro. O número considerável de ações concretizadas por mensagens postadas no Twitter deveria ser contabilizada em algum momento. Enquanto isso, um destaque no site Mashable - The Social Media Guide - sobre as ações de ajuda no Chile feita por mobilizações via Twitter: People Helping People on Twitter.

Fonte: @twitter

2 de março de 2010

A inteligência no lixo

Um ex-estudante da Poli (Escola Politécnica) da USP está inovando a forma como 2.000 famílias fazem compras em Nova York. É um lixo inteligente: a máquina lê o código de barras dos produtos que são jogados fora e, automaticamente, manda uma mensagem ao supermercado, autorizando-o a repor a mercadoria. Dependendo do gosto do consumidor, um visor alerta que aquele produto é, por exemplo, transgênico, oferecendo sugestões. O programa avisa se a embalagem é reciclável, ajudando o usuário a organizar a coleta seletiva.Neto de imigrantes japoneses, Geraldo Yoshizawa, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do lixo inteligente, batizado de Ikan, mora em São Paulo. Mas a inovação só consegue, por enquanto, ser usada nos Estados Unidos. Aprendeu informática por acaso. Queria ser engenheiro civil para desenvolver modelos de casas populares, mas, na Poli, acabou seduzido por microcomputadores, que, naquela época, eram uma raridade no Brasil. Prepare-se: no próximo ano, o debate em torno do valor da ciência e da tecnologia estará no topo da agenda nacional e vai entrar na plataforma dos candidatos a presidente e governador -e vamos nos deparar com um dos nossos maiores lixos.

Fonte: Coluna publicada no jornal Folha de S. Paulo, editoria Cotidiano.

1 de março de 2010

Terra Madre Brasil 2010




Conheci o movimento Slow Food há alguns anos atrás. Gostaria de compartilhar com vocês as informações sobre mais um evento desta rede maravilhosa.


Terra Madre Brasil

A primeira edição do Terra Madre Brasil aconteceu em Brasília em outubro de 2007. Participaram ao evento 500 delegados representantes da rede Terra Madre no Brasil e na América Latina.

Terra Madre Brasil 2010

A segunda edição do Terra Madre Brasil será realizada em Brasília de 19 a 22 de março de 2010. O encontro será realizado pelo Slow Food com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do FIDA (Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola) e da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Participarão ao evento 550 convidados representantes da rede do Terra Madre no Brasil, das instituições locais, jornalistas, jovens e todos aqueles que têm interesse pelas temáticas abordadas pelo movimento.

Os participantes serão divididos nas seguintes categorias: produtores das comunidades do alimento, artistas e artesãos, cozinheiros, jovens, lideres e associados do movimento Slow Food, acadêmicos, jornalistas, convidados de instituições governamentais e de entidades culturais e sociais (urbanas e rurais).


Clique aqui e conheça a filosofia Slow Food e o Movimento Tierra Madre.