Twision 1 (18.03.2010) from Veo Television on Vimeo.
Fonte: Rosana Hermann - @rosana - Querido Leitor
Twision 1 (18.03.2010) from Veo Television on Vimeo.
Fonte: Rosana Hermann - @rosana - Querido Leitor
A Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) abriu a convocatória para o terceiro Livro de Receitas dos Chefs contra a Fome. Nesta ocasião, convidamos todos os interessadas a preparar uma receita original que tenha como elemento-chave o milho, um dos alimentos mais característicos da nossa região.
Juntamente com o trigo e o arroz, o milho é um dos cultivos mais importantes e mais utilizados no mundo, e suas mais de 400 espécies nativas podem ser usadas para preparar desde torradas crocantes até bebidas nutritivas. Além disso, é uma importante fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibras.
Em um complexo contexto econômico internacional, o milho surge como uma alternativa econômica e saudável para combater a fome, além de contribuir para preservar a cultura gastronômica da região. É por isso que a Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome convoca chefs, cozinheiros e os amantes da gastronomia de modo geral a enviarem suas receitas ao terceiro Livro de Receitas dos Chefs contra a Fome.
Este livro de receitas é uma forma pela qual os chefs podem ajudar a melhorar a nutrição dos mais necessitados, compartilhando receitas que ajudarão as pessoas a aproveitar melhor os alimentos, preparando;os de formas mais saborosas e nutritivas. Isso também contribui à preservação da cultura gastronômica da região.
Os dois primeiros livros de receitas dos Chefs contra a Fome, dedicados à batata e aos legumes, foram publicadas em uma edição conjunta com o Fundo de Cultura Econômica e estão à venda em vários países latino-americanos.
Para participar da convocatória, os chefs devem enviar sua proposta de receitas, que deverão poder ser preparadas com insumos básicos (alimentos e utensílios), até 23 de abril.
Este esforço é parte do projeto "Chefs contra a Fome", uma proposta da Iniciativa para unir todos os setores no combate à desnutrição. Esta rede inclui prestigiados chefs internacionais, cozinheiros, críticos gastronômicos e empresários que desejam compartilhar com os mais necessitados informação útil e acessível com os alimentos a que têm acesso para poder preparar diversos pratos, nutritivos e saborosos.
Informações:
Telefone (56 2) 923 2175
Correio eletrônico: rlc-iniciativa@fao.org
Site: www.rlc.fao.org/iniciativa
Fonte: Ascom/FAO
O Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - dando prosseguimento ao ciclo de conversas chamado “Megaeventos: o futuro do Rio em nossas mãos", promoveu encontro para debater as transformações pelas quais a cidade do Rio de Janeiro passará tendo em vista a realização de eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. O principal objetivo é a construção de estratégias de monitoramento e participação cidadã nas decisões sobre as obras e ações previstas.
Estiveram presentes além de representantes da sociedade civil, a vereadora Andréa Gouveia Vieira, da Comissão de Orçamento, e o vereador Eliomar Coelho, da Comissão de Assuntos Urbanos. O mote da discussão foi a dificuldade de mobilizar a sociedade civil e a opinião pública para uma participação incisiva nas questões políticas que tangem a cidade do Rio e o rumo que a cidade tomará com os investimentos para a realização de grandes eventos. Além disso, foi apontada a dificuldade de comprometimento de muitos(as) vereadores(as) na hora da análise e votação de projetos importantes para o futuro da cidade.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
A primeira edição do Terra Madre Brasil aconteceu em Brasília em outubro de 2007. Participaram ao evento 500 delegados representantes da rede Terra Madre no Brasil e na América Latina.
A segunda edição do Terra Madre Brasil será realizada em Brasília de 19 a 22 de março de 2010. O encontro será realizado pelo Slow Food com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do FIDA (Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola) e da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
Participarão ao evento 550 convidados representantes da rede do Terra Madre no Brasil, das instituições locais, jornalistas, jovens e todos aqueles que têm interesse pelas temáticas abordadas pelo movimento.
Os participantes serão divididos nas seguintes categorias: produtores das comunidades do alimento, artistas e artesãos, cozinheiros, jovens, lideres e associados do movimento Slow Food, acadêmicos, jornalistas, convidados de instituições governamentais e de entidades culturais e sociais (urbanas e rurais).
Clique aqui e conheça a filosofia Slow Food e o Movimento Tierra Madre.