29 de abril de 2010
Manual de Orientação em Terremotos
Rede social reúne 23 povos indígenas e quase 2 milhões de visitantes
Na internet, pelo menos no portal Índios On-Line (clique aqui para acessar), todo dia é dia de índio. De fato, dos índios: quase 2 milhões de indígenas, de 23 diferentes povos, já passaram pelo portal em seis anos. Um dos gestores do portal, Alex Pankararu, diz que a intenção, este ano, é desenvolver e colocar em funcionamento a rádio web para atingir um número ainda maior de indígenas.
"É um sonho antigo já, colocar a rádio dentro do portal para atingir uma parte do nosso público que são os indígenas mais velhos, que têm dificuldade de ler. Isso já melhorou com os vídeos mas o rádio tem mais abrangência ainda", diz o gestor, originário do povo Pankararu (tribo de Pernambuco).
O portal, ou rede social, nasceu em 2004, com a idéia original de interligar sete povos indígenas - Kiri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe e Tumbalalá (todos da Bahia), os Xucuru-Kariri e Kariri-Xocó (de Alagoas) e os Pankararu (de Pernambuco). Mas a rede extrapolou os objetivos iniciais e, a partir do ano passado, passou a ter o suporte do Ministério da Cultura (MinC) por meio do programa "Pontos de Cultura Viva". Atualmente, os gestores da rede, como o próprio Alex, são voluntários (são cerca de 80 gestores, dos 23 diferentes povos) e trabalham para alimentar o portal e fazer a mediação dos comentários e das postagens.
Mais recentemente, o portal associou-se ao projeto "Celulares Indígenas", realizado pela ONG Thydewá, e, em parceria com o MinC e o instituto Oi Futuro, para fazer postagens de vídeos no portal. "Com os vídeos, feitos com celulares e câmeras digitais, viramos cineastas dos povos que visitamos. Isso ajuda a aumentar ainda mais o portal e a auto-estima das pessoas", diz Alex.
O gestor Alex define-se como um curioso em relação à informática. Viveu em São Paulo por alguns anos e trabalhou com máquinas IBM "sem sistema operacional", recorda. Ao voltar para sua aldeia, tomou conhecimento do incipiente portal Índios On-Line e foi convidado a mostrar aos demais indígenas como usar tanto os equipamentos quanto o próprio portal. E foi assim que passou a gestor da rede.
Com a perspectiva de colocar no ar a rádio web, Alex, contudo, lembra que há problemas estruturais, ainda maiores do que eventuais falhas de conexão com a internet. Em muitas aldeias, a falta de energia elétrica é um problema sério o suficiente, por exemplo, para impedir que o Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) monte telecentros. "A energia não roda", diz. Em outros locais, a energia é capaz de mover apenas notebooks que têm baixo consumo de eletricidade.
27 de abril de 2010
26 de abril de 2010
25 de abril de 2010
19 de abril de 2010
Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente
A Fiema Brasil 2010 concretiza os princípios de sustentabilidade ao concentrar em um mesmo cenário – o Parque de Eventos de Bento Gonçalves – o maior número de empresas e organizações voltadas para a produção de tecnologia, soluções e serviços focados no meio ambiente.
18 de abril de 2010
Uma Lar para Cocota/Titânia II
Esta é a nossa Cotoca/Titânia II
Ela foi a cachorrinha substituta da primeira Cotoca/Titânia na nossa novela que acabou de terminar, Cama de Gato, e retiramos ela de um abrigo de animais aqui em Jacarepaguá direto para as luzes do palco!
Ela deve ter algo em torno de três anos, é muito dócil, inteligente, aprende fácil, amorosa, e ainda tem estes dentinhos pra frente, prognata fofa!
Tenho certeza de que quem levá-la não irá se arrepender.
Peço realmente ajuda, porque sei que ela ficará triste se não encontrar uma casa quentinha pra ser novamente a estrela do sofá.
Obrigada a todos e aguardo contatos nos meus três e-mails, daí encaminho a pessoa interessada à veterinária que cuidava dela durante as gravações, ok?
Alda Gonçalves
alda.goncalves@gmail.com ou alda.goncalves2@gmail.com (via Blackberry)
Informação enviada ao TMS5 por Hilda Armstrong.
17 de abril de 2010
Mais informações para ajuda aos animais do Morro do Bumba
R: 218 / 219 / 220 / 221
Devir-Brasil
Fonte: @Egeu e blog Amálgama
16 de abril de 2010
Redes Sociais no Brasil
15 de abril de 2010
Michio Kaku virá ao Brasil
Post especial para Marcelo Valle
14 de abril de 2010
Vamos ajudar os animais do Bumba
Os brasileiros são muito solidários e estão enviando para os postos de recebimento roupas e alimentos não perecíveis para ajudar as vítimas da tempestade torrencial.
Mas e os pobres animais? São considerados inferiores e esquecidos.
Vamos ajudar a salvá-los. Quem dera que todo mundo fosse como o bombeiro que, penalizado, vai levar um cachorrinho pra casa.
Animais também sofrem. Vamos ampará-los?
De acordo com o jornal Extra, as doações serão recebidas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Praça Fonseca Ramos s/nº, Terminal Rodoviário Roberto Silveira, 4º andar, Centro de Niterói).
Fonte: marina w. | Vira-lata RJ
Foto: Extra
13 de abril de 2010
11 de abril de 2010
Idéia Bacana: Camisetas Verdes
9 de abril de 2010
Amanhã Há de Ser Outro Dia !
8 de abril de 2010
17 Anos atrás: Tormentas Cariocas
Fonte: Planeta COPPE