17 de agosto de 2009

Cora Ronai: Serão os blogs uma espécie em extinção?

Serão os blogs uma espécie em extinção?As várias formas de comunicação oferecidas pela internet são elementos em constante mutação. Esses elementos se sobrepõem uns aos outros e até convivem durante um bom tempo, mas a evolução natural do meio faz com que, aos poucos, a "paisagem" da rede se transforme.
O email, por exemplo, já é uma ferramenta no mínimo gasta, para não dizer ultrapassada. Vai desaparecer? Duvido, mas será cada vez menos relevante.
Parte considerável do movimento dos blogs tem migrado para as redes sociais, sobretudo o Facebook, que não tem a "amarra" de 140 caracteres do Twitter, permite comentários, brincadeiras e a inserção, na mesma página, de imagens e videos.
Pensando bem, o Facebook nada mais é do que um gigantesco blog, escrito simultaneamente a milhões de mãos.
O Twitter, por sua vez, definido como microblog, está mais para quadro de avisos, de onde se apontam os textos, filmes e fotos que chamaram a atenção dos usuários. É, porém, imbatível para informações curtas e rápidas.
Um não anula o outro, pelo contrário: no Twitter a gente dá um alô apressado, no Facebook a gente senta para conversar.
O crescimento das redes vem sendo apontado como o fim dos blogs.
Ainda que não concorde com essa previsão, não tenho dúvidas de que, com a popularização do Twitter, do Facebook, do Flickr e de tantas ferramentas semelhantes, os blogs mudarão de estilo e de jeito de ser.
É provável que passem a funcionar como bases complementares das redes sociais ou, eventualmente, repositórios do "conjunto de obra" dos seus autores. Imagino que, cada vez mais, passem a exercer o papel que antes cabia aos websites pessoais, sendo consultados para saber com quem estamos falando.
Manter um blog complexo, com posts diários e várias caixas postais movimentadas, é uma trabalheira insana; manter um blog assim e, ao mesmo tempo, ter presença notável nas redes sociais, chega às raias da impossibilidade física.
Twitter e Facebook têm, para os blogueiros sérios, a vantagem do tempo parcial. Não são ocupações que tomam as 24 horas do dia e são, ainda assim, formidáveis canais de comunicação, capazes de atingir um número substancialmente maior de leitores.
Para quem está acostumado a acompanhar um ou outro blog e a trocar idéias com os demais habitués dos comentários, a mudança será sentida num primeiro momento. Em vez dos pequenos blogtequins com meia dúzia de especialidades, passarão a frequentar um grande Lamas virtual, um vasto espaço onde todo mundo se encontra e onde o cardápio é o mais variado possível.

Por um Mundo Melhor

Giraffas lança concurso "por um mundo melhor"

Concurso vai premiar vídeos mais votados entre os que apresentarem as melhores respostas.

A rede de restaurantes Giraffas, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), acaba de lançar um concurso com a intenção de estimular a criatividade e a cidadania de crianças e adolescentes. A ideia é que eles reflitam sobre o que entendem por um mundo melhor. A ação teve estreia no sábado, 15, e vai até 17 de outubro. Para participar é preciso fazer o upload do vídeo no endereço eletrônico específico da ação, respondendo à pergunta "Para você, o que é um mundo melhor?". Os vídeos devem ter até 15 segundos e 6MB. Os dois vídeos mais votados por semana concorrem a um iPod Shuffle de 1GB e se classificam para a final do concurso, que terá diferentes prêmios. Além disso, os vídeos serão veiculados no site do Unicef.

A iniciativa foi criada pela Umbigo do Mundo. Já o desenvolvimento da plataforma ficou sob responsabilidade da PixelLabs. O endereço eletrônico possui todas as ferramentas para que os vídeos postados pelos usuários sejam monitorados pelos idealizadores do concurso.

Para comunicar o concurso, a Umbigo do Mundo ainda criou uma campanha composta por inserções em programas infantis das emissoras, banners em sites comuns e de relacionamentos, além de material para o ponto-de-venda.




Fonte: Meio&Mensagem

14 de agosto de 2009

Twitter é ferramenta de trabalho no Brasil

No início do mês, a ESPN dos Estados Unidos proibiu os seus funcionários de utilizarem mídias sociais, principalmente o Twitter. A medida foi tomada para evitar vazamentos de informações internas e preservar a credibilidade do veículo. "Se você não pode dizer no ar ou escrever em sua coluna, não twitte", diz o comunicado enviado aos funcionários.
O Twitter virou uma febre na internet, a interação simultânea entre os usuários e seus seguidores faz com que as e informações circulem pela rede rapidamente, já que não é possível inserir textos longos.
Post do presidente do Galo sobre parceria.
Muitas pessoas aderiram à ferramenta, entre elas profissionais do meio esportivo. Clubes e dirigentes do futebol têm utilizado o Twitter para das informações importantes. É o caso do presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, que usa seu perfil para dar notícias sobre o clube. "Toda notícia importante que eu tiver eu vou dar no Twitter", afirma Kalil, que já tem mais de 11 mil seguidores.
O Twitter e o furo jornalísticoA questão é: a chegada do Twitter acaba com o "furo", uma vez que a informação sai direto da fonte e chega ao público. “Embora a ferramenta seja uma novidade, se o clube ou a pessoa usa o Twitter como fonte oficial, ele serve como um comunicado oficial. Isso não elimina o furo, o jornalismo. Porque a fonte não prioriza esse ou aquele jornalista”, afirma Paulo Vinícius Coelho, comentarista do canal ESPN, que já tem mais de nove mil seguidores em seu perfil.
Página do Twitter do Santos.
Relacionamento com a fontePara o apresentador da ESPN Everaldo Marques, que possui mais de dois mil seguidores no Twitter, a ferramenta facilita o relacionamento entre o jornalista e a fonte.
“Minha maior motivação em entrar no Twitter é ter acesso a uma coisa inacessível. Porque às vezes, o entrevistado está ocupado e assim que ele tem um tempo, coloca informações no Twitter que ninguém tem. As pessoas que sigo são as que podem contribuir no meu trabalho e acabam se tornando fonte de informação”, diz Marques..
Fonte: Site Comunique-se (http://www.comunique-se.com.br/)

Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2009


Rede lança segunda edição de prêmio que valoriza a participação social

O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã - uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos articuladores da criação do COEP, tem como objetivo valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Pelo segundo ano consecutivo o COEP Nacional e a Rede de Mobilizadores lançam o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, que tem como objetivo valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. O Prêmio pretende ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente na comunidade onde vive e acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. A premiação também pretende ser um estímulo para que todos(as) encontrem sua forma de participação social. O lançamento da segunda edição do Prêmio ocorrerá durante a Semana Nacional de Mobilização pela Vida, que acontece de 9 a 15 de agosto, – período em que a Rede COEP realizará, em 27 estados e vários municípios de todo o país, diversas atividades, como seminários, feiras solidárias e manifestações culturais.

Quem participa - Os(as) concorrentes ao prêmio são indicados(as) pela Rede COEP nos diversos locais onde atua, a partir de ações desenvolvidas na área social ou de iniciativas implementadas por organizações parceiras.

Processo de seleção - A seleção acontecerá de 9 de agosto a 16 de outubro e será feita através de votação no site (www.coepbrasil.org.br/premiobetinho). A pessoa que obtiver mais votos na região ou município receberá o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã - uma peça comemorativa que será entregue durante o evento Natal pela Vida, em dezembro.

Você pode participar selecionando dentre os indicados na sua região e no seu município (quando for o caso), aquele que, na sua opinião, desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania.

O Prêmio em 2008 - Em 2008, quase 17 mil pessoas votaram no Prêmio Betinho nos seguintes locais: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins, São José da Barra (MG), Petrolina (PE), Londrina (PR) e Macaé (RJ).


Participe!

Fonte: Hotsite do Prêmio.

3 de agosto de 2009

Leão Ecológico


Grupo de Trabalho contrata estudo para subsidiar implantação do IR Ecológico

O Grupo de Trabalho Imposto de Renda Ecológico (GT IR-E) está contratando a realização de dois estudos para subsidiar a aprovação e a adequada implantação do Projeto de Lei 5.974/2005 (IR Ecológico), em tramitação no Congresso Nacional. O PL 5.974 é a iniciativa parlamentar que propõem a criação de uma legislação de incentivo à projetos ambientais no país e que, depois de já ter sido aprovada em todas as Comissões Parlamentares necessárias, aguarda sua votação em plenário.

Fonte WWF http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?uNewsID=20840