9 de dezembro de 2009

Começa a COP 15

Já começou a 15ª Conferência das Partes. Representantes de 192 países estão reunidos com o objetivo de definir um pacto global, com força de lei, que estabeleça metas para a redução da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), e traçar estratégias para diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.


O Brasil ganhou um papel importante na conferência depois da decisão de adotar metas para a redução na emissão de GEE, o que fez diversos países o seguirem nas decisões. De acordo com Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, “o Brasil encabeçou uma reação mundial fortíssima e países como os Estados Unidos e a China, que tinham dado o abraço aos poluidores, mudaram de posição”, garantiu em entrevista ao JB.

Para Rubens Born, membro do Conselho da Campanha Global de Ações para a Proteção do Clima “o grande risco é que a discussão ocorra somente sobre a ótica de mercado. Para o Brasil, é importante que o governo não fique dependendo de contribuições externas; mas que assuma a obrigação moral perante a população e o planeta de alocar recursos para lidar com mitigação e adaptação.”

Sociedade civil dá o tom em Copenhague.


O início da conferência foi marcado por inúmeros protestos em relação às mudanças climáticas. No primeiro dia, por exemplo, uma manifestação que chamou a atenção foi a organizada pela Oxfam International (agência de combate à pobreza) na qual um nativo das Ilhas Maldivas encenava o aumento do nível do mar mergulhando em um tubo de três metros de profundidade. Se nada for feito todas as pessoas que moram nas Maldivas serão dizimados pela água.

De acordo com o presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Rajendra Pachauri, “serão cada vez mais comuns o desaparecimento de geleiras, aumento das secas e ondas de calor; redução da oferta de água no Mediterrâneo e elevação catastrófica do nível do mar”.

Inúmeras outras manifestações dividem o espaço com a decoração natalina de Copenhague. Intervenções artísticas, toda sorte de panfletos e campanhas por todo o mundo chamam atenção ao evento que vai até o dia 18 na cidade, capital da Dinamarca.

Fonte: Ibase - Diego Santos

Nenhum comentário: