30 de setembro de 2009

Mobilização em Brasília


Replicação do post de Isa Candelot do blog Tal eTec

Hoje eu fiz uma matéria sobre uma ong que treina cães-guia. Inacreditavelmente, eles fecham as portas essa semana. O motivo: falta de dinheiro, verba, bufunfa. Aquela mesma verba que é desviada para tanta coisa inútil, mas que deixa as úteis, as essenciais a ver navios. O trabalho da galera é super legal. Todo o pessoal que trabalha lá recebeu treinamento no Canadá. Os cachorros são bem tratados, são lindos. E o trabalho que esses cães fazem para os cegos é vital. Uma pessoa portadora de deficiência visual que tem um cão-guia, tem outra percepção de mundo. Tem autonomia. Consegue uma maior inserção em uma sociedade marcada pela desigualdade e pelo preconceito. Por causa do trabalho dessa ong que foi criada a Lei Distrital que os cães-guia podem acompanhar os donos em todos os lugares. Depois essa Lei virou Federal. São quase 2 milhões de cegos no Brasil, a maioria deles depende de muletas para sair de casa. Mas muletas não desviam de buracos, não desviam de outras pessoas, não mostram obstáculos altos. Os cães-guia mostram e ainda são companheiros, amigos e defensores dos cegos. É inacreditável que Brasília, que o Brasil, que as pessoas vão deixar com que essa instituição feche e que esse maravilhoso trabalho termine. Não vamos deixar isso acontecer. Vamos ajudar, vamos nos manifestar. Anote aí:

INTEGRA 0800 644 2221
Centro de Treinamento de Cães-Guia de Cego
Fone: (61) 3345-5585 / 3245-6613 / (fax) 3245-2290

21 de setembro de 2009

Cadastro oferece radiografia de reservas particulares no país

Saber como está a conservação da biodiversidade brasileira em terras privadas será mais fácil a partir de agora. Nesta segunda-feira, 21, a Confederação Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) lançará, durante o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), a nova versão do Cadastro Nacional de RPPN.

Uma das inovações da ferramenta é a ampliação no número de relatórios e gráficos, cruzando dados diversos conforme a necessidade do usuário. É possível, por exemplo, obter uma lista de todas as reservas por estado, por bioma ou por região ou fazer consultas escolhendo diferentes variáveis. O controle na atualização e validação das informações para que venha alimentar o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação foi outro grande avanço apresentado nesse banco de dados on-line.


Fonte: WWF

Dia da Árvore


19 de setembro de 2009

Segunda, dia 21, participe da Hora de Arcordar!

Dia 21 de setembro milhares de pessoas se reunirão em locais públicos de todo o mundo pela "Hora de Acordar".

Acordar, quem ou o quê?

Lideranças mundiais a assumirem um compromisso com o planeta, e assinarem um novo tratado em Copenhague sobre medidas de combate ao aquecimento global, entre outras questões climáticas.

No Brasil, até hoje, manifestações serão realizadas em 189 pontos, de diferebntes cidades. Só no Grande Rio são mais de 10. Um deles será no Instituto Terra de Preserva, na Rua Jardim Botânico, 920.

Confira outros locais clicando aqui.

17 de setembro de 2009

Veja como sua empresa pode contribuir com a mobilização do Dia Mundial Sem Carro


- Realizar ampla divulgação interna para o conjunto dos funcionários, informando também a programação do dia;

- Buscar uma significativa redução de atividades no dia 22/09, principalmente aquelas que envolvem a utilização de veículos e deslocamento de funcionários, isto implica uma reprogramação de diversos setores das empresas para que a redução do uso de veículos seja realmente significativa;

- Incentivar junto aos funcionários o uso do transporte coletivo, caminhadas e uso de bicicletas, adequando alguma infra-estrutura para tanto e também flexibilizando horários de entrada e saída dada a possibilidade de atrasos, etc. Além disso, pode-se utilizar o fretamento de ônibus e, no limite, a organização de caronas solidárias, de forma que cada veículo leve pelo menos quatro pessoas, tirando em média três automóveis da rua por cada viagem;

- Estimular a participação de funcionários VOLUNTÁRIOS nas atividades do dia, assim como desenvolver atividades próprias (organizadas junto ao Movimento com antecedência) nos locais que serão divulgados para ocorrerem.

- Multiplicar a divulgação em seus mailings, sites, malas diretas, jornais e revistas corporativos. O Movimento pode disponibilizar logos, artes, indicadores e orientações para tanto.

fonte: site Movimento Nossa São Paulo

22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro


O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional "Na Cidade, sem meu Carro", reunindo 760 cidades. Em 2001, 1683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.
Leia mais...

Fonte: Rede Dia Mundial sem Carro

15 de setembro de 2009

A FIB Começa a Aparecer na Mídia - O que significará isso ?

A FIB - Felicidade Interna Bruta, é um tema quase constante no TMS5. Chamou minha atenção hoje no Twitter :


Como medir a felicidade -por Luciano Martins Costa em 15/9/2009

Comentário para o programa radiofônico do OI, 15/9/2009

A Folha de S.Paulo é o primeiro grande jornal brasileiro a dar alguma importância ao conceito da "Felicidade Interna Bruta" (FIB), uma tese nascida no Butão, uma pequena monarquia encravada entre a China e a Índia, onde a televisão só chegou em 1999.


O FIB, indicador de felicidade de uma sociedade, vem sendo apresentado ao mundo pela psicóloga e monja iogue Susan Andrews, foi tema da revista Época há dois anos, mas até então era citado pela imprensa como mera curiosidade, coisa de alternativos.


A Folha traz o assunto para seu caderno de economia e negócios na edição de terça-feira (15/9), por conta de uma declaração do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que lidera um movimento pela alteração dos padrões contábeis em todo o mundo. Sarkozy anunciou que o Instituto Nacional de Estatísticas da França vai incorporar às regras contábeis do país indicadores de bem-estar, como gozo de férias, sentimento de realização e outras expressões de felicidade.


Esforço de Obama

Longe de ser um exotismo, como já foi qualificado por economistas ortodoxos, o conceito tem sido estudado como uma forma de valorizar políticas sociais e ambientais e de justificar o chamado Estado do bem-estar social.

Se fosse adotado hoje internacionalmente em substituição ao PIB, Produto Interno Bruto, o FIB colocaria a França em melhor posição entre os países desenvolvidos, porque levaria em conta elementos do desenvolvimento como a alta qualidade do serviço de saúde, o sistema previdenciário francês e o direito a longas férias.

Por outro lado, os Estados Unidos perderiam posição, por conta justamente de políticas sociais opostas, baseadas na privatização da maioria dos serviços essenciais que asseguram qualidade de vida.

O esforço do presidente Barack Obama para mudar o sistema americano de saúde tem o sentido de aproximar os Estados Unidos do conceito de bem-estar europeu.


Ponto de inflexão

As conclusões a que chegou a comissão encarregada pelo governo francês de estudar as mudanças no sistema de cálculo do desenvolvimento são as mesmas que freqüentam o chamado jornalismo sócio-ambiental. Ou seja, há muito os jornalistas especializados em sustentabilidade afirmam que a imprensa utiliza indicadores antiquados para medir o desempenho econômico das sociedades.

O FIB, conforme foi elaborado no Butão, ainda é mais uma manifestação de desejo que uma ciência; mas, agregado a estudos oficiais de um país como a França, o conceito começa a chamar atenção da imprensa internacional.

O fato de a Folha de S.Paulo incluir o assunto em seu caderno "Dinheiro" pode marcar um momento importante de inflexão no jornalismo que até aqui só considerou o aspecto financeiro como indicador de desenvolvimento.

Fonte:
Observatório da Imprensa


13 de setembro de 2009

Desafio Intermodal Transporte Ativo RJ

Desejo divulgar os resultados do Desafio Intermodal realizado em 10 de setembro no Rio de Janeiro pela Transporte Ativo. Cariocas, vamos nos engajar nessa idéia e fazer a mobilização para mais ciclovias no Rio de Janeiro. Não só na Zona Sul (leia-se Ipanema e Leblon), mas no Cosme Velho, Laranjeiras, Botafogo, Flamengo, Catete, Largo do Machado, Glória, Centro do Rio, Zona Norte, Zona Oeste. Paes e Sergio Cabral, lembrem que o Rio de Janeiro é grande e não engloba somente a Zona Sul. População, acorda! (texto de Nelida Capela)



O primeiro resultado disponível nos desafios intermodais é o tempo. Ao mesmo tempo o mais fácil de ser obtido e o menos importante. São números frios que não refletem os pequenos prazeres ou desconfortos de ir e vir na cidade. No IV Desafio Intermodal Carioca, alguns números no entanto saltaram aos olhos. A eficiência de integrar a bicicleta com o metrô (49 min de Samba, 50 min Dobrável) e a diferença quase nula de tempo entre ser pedestre (127 min) ou passageiro do ônibus (124 min). Cabe ressaltar no entanto que a distância total percorrida pelo pedestre foi inferior a percorrida pelo ônibus, mas a ineficiência do modal é inconstestável. Certamente o grande vencendor dessa edição do Intermodal foi a integração. Ir de metrô e depois skate foi 5 minutos mais rápido do que percorrer todo o trajeto em um automóvel. Considerando as descargas de endorfina do skatista, dos ciclistas ou do pedestre fica incontestável a liderança dos transportes ativos na promoção da qualidade de vida das pessoas.

Abaixo os tempos totais:
Integração Metrô Bicicleta Pública SAMBA: 49 minutos
Integração Metrô bicicleta dobrável: 50 minutos
Moto; 55 minutos
Bicicleta pela rua , homem pedalando: 58 minutos
Integração Metrô Skate: 59 minutos
Carro: 64 minutos
Integração Metrô ônibus 69 minutos
Bicicleta pela Ciclovia 70 minutos
Metrô + ônibus Comum 75 minutos
Bicicleta pela rua, mulher pedalando 76 minutos
Taxi 79 minutos
Ônibus 124 minutos
Pedestre 127 minutos

12 de setembro de 2009

Prêmio para Professores

Prêmio Professores do Brasil: inscrições até 30/9
Ionice Lorenzoni - MEC - 28/8/2009

O Ministério da Educação prorrogou para 30 de setembro as inscrições do prêmio Professores do Brasil. O prazo anterior seria encerrado em 31 deste mês. Podem concorrer professores da rede pública das três etapas da educação básica — educação infantil e ensinos fundamental e médio.O diretor de políticas de formação da Secretaria de Educação Básica (SEB), Marcelo Soares, explica que o prêmio tem uma série de objetivos. Entre eles, divulgar experiências que obtiveram sucesso na busca da qualidade da educação pública e reconhecer o trabalho dos professores em todo o país. Quando fala na premiação, de R$ 5 mil para o trabalho do professor e R$ 2 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia para a escola, Soares destaca a participação do professor e de todos na escola nessa conquista.Podem concorrer ao prêmio os educadores que tenham desenvolvido ou que desenvolvam, na sala de aula, projetos de estímulo à permanência dos alunos na escola, de fortalecimento das atividades coletivas e de melhoria do desempenho das escolas no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).A SEB criou um hotsite (minipágina eletrônica) para divulgar o prêmio e oferecer informações a escolas e professores sobre a inscrição e envio dos projetos. O procedimento de inscrição é simples. O formulário encontrado no hotsite contém um manual passo a passo, que começa com a identificação do professor e da escola e informações sobre a formação acadêmica. Em seguida, o professor inclui dados sobre a prática pedagógica que vai relatar. Depois de inscrito o projeto, o professor envia, pelos Correios, a comprovação da experiência, com fotos, vídeos e ilustrações.O prêmio Professores do Brasil é realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). As fundações Bunge e SM e os institutos Pró-Livro e Votorantim são os patrocinadores.

Do Lixo, o Luxo: O Livro

Uma biblioteca tirada do lixo
Bruna Maestri Walter - Gazeta do Povo - 3/9/2009

Foi-se o tempo em que os catadores da Vila das Torres, em Curitiba, julgavam o valor de um livro pelo preço do papel que ele continha. Antes, mesmo os livros encontrados em bom estado rapidamente eram transformados pelos catadores em meras pilhas de papel. Livros em preto e branco eram os favoritos: contam como “papel limpo” e rendem R$ 0,30 o quilo. Páginas coloridas rendem bem menos: só R$ 0,03 a cada quilo coletado.No dia 3 de setembro, oficializou-se a mudança de postura na vila. Foi inaugurada uma biblioteca montada justamente com os livros encontrados no lixo. Antes mesmo da inauguração oficial, a coleção já vem mudando aos poucos a vida da população. Leia a matéria toda aqui!

11 de setembro de 2009

Bienal para Todos



No meio da “Floresta dos livros”, espaço infanto-juvenil da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, os frequentadores do evento poderão encontrar uma agradável surpresa em uma área que será chamada de “Sala secreta’: livros em braile para leitores com deficiência visual. Os livros serão cedidos pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, e vão possibilitar para crianças e jovens cegos e com baixa visão as mesmas experiências daqueles que enxergam.

Entre os títulos disponibilizados em braile (que permitem a leitura através do tato) estão “As reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, “Harry Potter e as relíquias da morte”, de J.K. Rowling e “A bruxa mais velha do mundo”, de Elizete Lisboa, entre outros. A Floresta dos Livros é uma das atrações mais esperadas da edição de 2009 da Bienal do Rio. Voltada para o público infanto-juvenil, ela tem uma área de 800 metros quadrados, com árvores “falantes” declamando trechos de livros. Ela também terá um “Livro mágico” que troca de troca de páginas ao toque, além da “Sala secreta”, que além dos livros em braile terá títulos impressos. Os visitantes poderão ler suas obras favoritas para os amigos na cabine com microfone instalada na “Sala secreta”.


Fonte: G1 e PublishNews

3 de setembro de 2009

Artesanato Brasileiro no Exterior - Tecnologia a Favor do Social

Artesãs de Marajó mostram fibra do tururi em Paris

Qui, 03 de Setembro de 2009 10:15

"O tururi já está internacionalmente conhecido!", comemora a diretora de vendas da Cooperativa das Artesãs Flor do Marajó, Ângela Cristina de Almeida Paes. O motivo de tanto orgulho é que as bolsas e bijuterias fabricadas a partir da fibra do tururi (fruto da palmeira ubuçu) serão expostas pela primeira vez em Paris.

O resultado do trabalho dos 24 artesãos que compõem a Cooperativa sediada em Manuá, na Ilha do Marajó (PA), estará exposto na Semana de Prêt-à-Porter, um dos mais importantes eventos mundiais de moda que se realiza de 1º até dia 8, na capital francesa. A participação no evento é resultado do trabalho desenvolvido há 15 anos e que, a partir do Programa Talentos do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ganhou notoriedade nacional.

Foi longo o caminho percorrido até levar para o exterior o resultado do trabalho feito a partir desta fibra que é farta na Ilha do Marajó. Há 15 anos, a recém-criada cooperativa, então associação, começou com apenas três pessoas.

A primeira oportunidade de expor no próprio município de Muaná surgiu em 1997, durante a Feira do Festival do Camarão. Antes de chegar a Paris, o trabalho das artesãs foi divulgado na primeira edição da Feira da Agricultura Familiar, realizada em Brasília em 2004. Naquela oportunidade, o estilista Renato Ambroisi conheceu de perto o trabalho das artesãs de Muaná. "Aí começou esse trabalho do MDA com a gente e mudou muita coisa, mudou bastante mesmo, a produção aumentou e também porque a gente tem que fazer um produto com mais qualidade", avalia Ângela.

As bolsas, colares, pulseiras e brincos produzidos com a fibra do tururi se valorizaram com a inclusão de detalhes em couro, sugestão de outros estilistas renomados, como Renato Loureiro e Jum Nakao. Depois disso, o trabalho passou a ser exposto também em feiras do Rio de Janeiro e São Paulo. "Assim, a gente aumentou bastante a produção, que ficou ótima, e tivemos que aumentar o número de pessoas. Antigamente eram três, depois passou para oito, depois estava em 12, agora já está em 24 pessoas", comemora a diretora de vendas.

Mas, para Ângela Paes, tão importante quanto o reconhecimento internacional é a valorização do trabalho da mão-de-obra local. "Já estamos pensando nisso que a gente está intitulando como revolução, porque a gente pensa assim: depois dessa feira, vão aumentar muito mesmo (as vendas), até o produto vai valorizar mais ainda porque aqui, no nosso município, nem os nossos munícipes valorizam. Por isso que a gente está trabalhando desse jeito, pra provar para a sociedade toda que nós temos como mudar a condição de trabalho aqui no nosso município", destaca a artesã.

Fonte: Sítio do INCRA

A Sabedoria da Floresta

Canal Saúde, da Fiocruz, exibe programa sobre a sabedoria dos povos da floresta

Em busca da própria sobrevivência, o "homem branco" estabelece metas e cria planos mirabolantes para proteger a natureza. E os povos da floresta, o que eles têm a dizer sobre isso? O programa Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz de sexta-feira (4/9), às 13 horas, debate a sabedoria dos povos da floresta em busca de soluções para a saudável convivência entre desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental. O tema faz parte da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA), que vai ocorrer no fim do ano, em Brasília.

Para conversar sobre o tema com internautas e telespectadores estarão presentes o coordenador da Rede Povos da Floresta, Ailton Krenak; a pesquisadora da Universidade Federal do Pará, Camila do Valle; o vice-presidente da Associação de Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro, Damião Braga; e o representante do Conselho Nacional dos Seringueiros, Pedro Ramos.

O público participa ao vivo pela internet, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122. Antecipe suas perguntas pelo mail . O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.