REVAi começa a ser vendido no Brasil em janeiro de 2009
Carro elétrico indiano, importado pela CAM BR, do grupo espanhol Endesa, será vendido pela ElecTrip
Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação
(29-12-08) - Muitos brasileiros acompanham com inveja o fato de carros elétricos estarem à venda em outros países e não por aqui. Afinal, quem não gostaria de reabastecer seu veículo na tomada de casa, gastando muito menos do que no posto e, ainda por cima, sem poluir o ambiente? Essa inveja pode começar a diminuir. Isso porque a CAM Br, ligada ao grupo espanhol Endesa, resolveu ser a representante oficial da REVA na América do Sul. REVA é uma empresa indiana que produz apenas carros elétricos, como o REVAi, que você vê nas fotos desta reportagem. E a primeira revenda da marca deve se instalar em São Paulo, controlada pela empresa ElecTrip. O REVAi, aliás, já está a caminho do Brasil. Em meados de janeiro chegam por aqui as duas primeiras unidades, a R$ 56.385 cada uma.O preço pode parecer alto, mas só será, realmente, quando houver outras opções no mercado, como o Pompéo, que deve começar a ser vendido nos próximos anos. Por ora, o REVAi será a única opção. Se pensarmos que o smart fortwo, que também chega em 2009, vai ter um preço nessa mesma faixa, ele não parecerá tão fora de valor, ainda mais considerando sua propulsão. O fortwo é movido a gasolina e, apesar de ser um dos carros mais limpos do mundo, ainda consome combustível fóssil.Até em dimensões os dois carrinhos urbanos se parecem. Enquanto o fortwo tem 2,70 m de comprimento e 1,56 m de largura, o REVAi tem 2,64 m de comprimento, 1,32 m de largura, 1,51 m de altura e um entreeixos de 1,71 m. Apesar de elétrico, o REVAi pesa 665 kg, contra 770 kg do smart. Isso torna o modelo elétrico mais eficiente, ainda que ele seja evidentemente menos sofisticado.Em termos de espaço, o fortwo tem apenas dois lugares, mas com bastante conforto. O REVAi é definido como um 2+2, ou seja, ele leva dois adultos e duas crianças, que são transportadas como se vê na terceira foto da galeria ao lado, no porta-malas ou, como se dizia antigamente, em nas Kombi escolares, no “chiqueirinho”.Além do modelo Standard, que custa R$ 56.385, haverá também a opção de importar a Deluxe, que vem com rodas de liga-leve, ar-condicionado, travas elétricas, bancos de couro e toca-CD com MP3. Tudo a R$ 75.075. Em termos de nível de equipamentos, o smart fortwo leva a melhor, pois vem com todos esses itens e mais alguns, como airbags, ABS e controle de tração pelo valor do modelo Standard do REVAi.Segundo a ElecTrip, as vendas, de início serão feitas mediante encomendas. O interessado escolhe a cor e o modelo de seu REVAi e deposita 25% do valor do carro escolhido. Quando ele chega ao Brasil, o que pode levar até cinco meses, o comprador paga o restante do valor e leva seu carro para casa. "Tenho a intenção de abrir uma representação em São Paulo, mas tudo depende do volume e da aceitação do veículo, bem como da redução de impostos, que são muito altos, ainda", disse Victor Levy, da ElecTrip.Para quem quiser comprar o carrinho, vale lembrar que a autonomia dele é de 80 km, com uma velocidade máxima de 80 km/h, que dá e sobra para andar nas cidades, mas não se recomenda nas estradas.A REVA já anda desenvolvendo um modelo com aspecto mais moderno e baterias mais eficientes, de íons de lítio (as do REVAi são de chumbo). Apresentado como o conceito NXG, ele também pode desembarcar no Brasil, quando estiver à venda em seu país de origem. Com isso, pode-se dizer que 2009, por aqui, vai começar com um pezinho na sustentabilidade. E as novidades não devem parar por aí.
Fonte: Yahoo Autos
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