5 de dezembro de 2008

Cuidar do Lixo nosso de cada Dia



Apareceu nesta semana este outdoor na Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro. Achei uma iniciativa oportuna para a conscientização da população sobre o assunto lixo. A proposta é do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Sim, o lixo sempre volta para você. É como a relação de causa e efeito. Se inundamos nosso ambiente de lixo, estaremos inundando nós mesmo de resíduos. Precisamos fazer a coleta seletiva, ter consciência do lixo tóxico, manter a cidade limpa.
Abaixo segue a notícia publicada:

Estado lança campanha contra quem suja praias, ruas e rios
Por Guedes de Freitas

Reciclável e lixo comum versus Sujismundo. Personagens da campanha, deflagrada nesta quinta-feira, pela Secretaria do Ambiente, contra quem suja praias, ruas e rios no Estado do Rio de Janeiro, as duas figuras, em forma de latão de lixo, estarão sempre a postos para flagrar pessoas jogando lixo de forma inadequada, aquele que atira um papel na areia, joga copos descartáveis no chão ou despeja lixo doméstico em rios e canais. Em todas as situações, vão lembrar aos sujismundos, sempre de forma leve e descontraída, que este gesto é um ato contra eles mesmos, traduzido na forma de enchentes e doenças, como a dengue.
A campanha publicitária, que durante as três próximas semanas estará nas emissoras de rádio e televisão, em horário nobre, e na mídia impressa, tem o objetivo de educar e informar a população sobre as conseqüências da destinação inadequada do lixo doméstico. Todos os spots publicitários trazem um número telefônico gratuito e o endereço de um site para a pessoa fazer denúncias, apresentar sugestões e se informar dos procedimentos adequados para o lixo. A mensagem publicitária sempre termina com esta frase: “Saiba o que fazer com o seu lixo. Acesse www.meulixo.rj.gov.br ou ligue para 0800.941.6600. O lixo sempre volta para você. Cuide bem dele”.
As mensagens publicitárias já estão no ar desde ontem. A ocasião é mais do que oportuna: o início do verão. Segundo a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, como é tempo de muita chuva, esta estação do ano está associada a tragédias e epidemias em grande parte graças à falta de orientação da população para a destinação adequada do lixo que produz.
– A campanha pretende alertar a população para os efeitos da destinação inadequada do lixo, com base em duas premissas: o caráter provocador de inundações, ao entupir rios e sistemas de drenagem, e como focos de doenças, por causa dos detritos acumulados à beira de cursos de água e em terrenos baldios. Sem falar que o lixo está diretamente associado à degradação ambiental – conceituou a secretária.
A campanha "Para onde vai o seu lixo?" tem pretensões de mudar paradigmas da educação ambiental, tradicionalmente feita por meio de programas a varejo, ao longo do ano. Ao adotar postura mais profissional, a campanha busca ampliar o alcance do público-alvo.
– Diria que esta é uma campanha ambiental de massa, por atacado, atingindo desde a classe média alta, que vai à praia e joga lixo pela janela do carro, até as comunidades mais carentes que, para não estocar o lixo em casa até a passagem do caminhão de limpeza ou para não ter de caminhar um pouco até uma caçamba, opta por descartá-lo diretamente no rio ou no terreno baldio – sintetizou Marilene Ramos.
A secretária também fez o primeiro balanço do mutirão de limpeza do Rio Pavuna-Meriti, na Baixada Fluminense, lançado oficialmente no dia 19. De lá até o dia 27, em pouco mais de um quilômetro, a partir da ecobarreira próxima à Rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias, no sentido da nascente, foram recolhidas em ambas as margens 350 toneladas de lixo. O plano é fazer a limpeza nos 20 quilômetros do rio, aliado à educação ambiental das comunidades ribeirinhas.

Nenhum comentário: