29 de novembro de 2009

Thanks Given e a Lagoa Rodrigo de Freitas


Posso apostar que neste domingo cheio de emoções futebolísticas a maioria dos cariocas reservou o fim da tarde para assistir às partidas do brasileirão e testar suas condições cardiológicas. Comigo não foi diferente. Avante Mengão Campeão ! Vou escrevendo e vendo o jogo.

Na parte da manhã minha querida Nelida e Eu elegemos a caminhada pela Lagoa Rodrigo de Freitas no lugar do calçadão.

Reconheço que a pista é mais confortável para os pés, a proximidade com a água e alguns trechos arborizados tornam o exercício mais leve e agradável. Além é claro do cenário de rara beleza!
Não fosse pelo lixo que vimos beirando vários trechos da pista (e não era pouco), o sentimento seria de total integração e alegria.

É triste constatar que em plena Zona Sul do Rio de Janeiro onde supostamente os moradores deveriam ser esclarecidos e educados, exista tanto descaso com o meio ambiente.

Penso em dois aspectos: o primeiro passa pela atitude individual de jogar o lixo sem se dar conta do preço a ser pago pelo meio ambiente e o segundo, o descaso da Prefeitura em ignorar o fato e manter o triste cenário.

Pensei em escrever esse post primeiro sobre as bicicletas de aluguel (projeto SAMBA - Solução Alternativa para Mobilidade por Bicicletas de Aluguel) que vimos na Lagoa, mas confesso que o projeto não me tocou. Embora o conceito seja moderno e alinhado às políticas de meio ambiente, o que vimos foram bicicletas enferrujadas e mal cuidadas o que nos faz pensar duas vezes antes de alugar. Projeto de fachada?

Essa semana comemora-se o "Thanks Given" (Dia do Agradecimento) nos EUA e pessoalmente acho esse feriado muito significativo: não se comemora dia de santo, data importante do país ou de religiões mas apenas agradecimentos.

Não sou propriamente budista mas grande admiradora da filosofia e me identifico com a praticidade dos ensinamentos. Li em um livro sobre a importância do agradecimento e a energia positiva que emanamos no reconhecimento das conquistas.

Penso que ao valorizar o que sentimos e o que nos proporciona bem estar começamos e pensar em cuidar e manter.

Acho que essa foi sensação que trouxe da minha caminhada. Sou grata ao universo por morar nesta cidade maravilhosa e sinto pelo lixo que polui a paisagem.


Mas o que tem a ver tudo isso com mobilização social?

O jogo terminou: Flamengo é líder do campeonato.

Não sou louca por futebol propriamente aliás até hoje não consigo entender o que é um "impedimento" mas me fascina ver as multidões mobilizadas em torno de uma paixão.

Acho que é mais ou menos isso, budistamente falando: mobilizar pela paixão e pelo coração.

Um sonho: termos uma infinita Torcida Verde agradecendo e mantendo o maior bem:
Nossa terra.



Happy Thanks Given !

Nenhum comentário: