12 de abril de 2012

Richard Sennett na FLIP 2012



Richard Sennet traz seu olhar sobre as metrópoles

Um dos mais importantes intelectuais contemporâneos, o sociólogo e historiador norte-americano Richard Sennett confirmou sua participação na 10ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontecerá entre os dias 4 e 8 de julho de 2012. 

Autor dos aplaudidos livros A corrosão do caráter (mais de 23 mil exemplares vendidos no Brasil) e O Artíficie, ambos lançados pela Editora Record, Sennett é dono de vasta bibliografia, com 15 obras - entre elas, três de ficção. Seus principais interesses estão focados no desenvolvimento social e urbanístico das metrópoles e nas mudanças no mundo do trabalho.

Levado à sociologia por Hannah Arendt (sua professora na Universidade de Chicago), e assumido seguidor do filósofo francês Michel Foucault, Richard Sennett é professor de Ciências Sociais na London School of Economics e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e de Humanidades na Universidade de New York. Criado em um bairro pobre de Chicago, cidade onde nasceu, em 1943, filho de imigrantes russos, Sennett tentou carreira como violoncelista, na época em que estudava música na Juilliard School of New York, entre 1956 e 1962. Uma lesão na mão esquerda, porém, determinou o fim de sua trajetória como instrumentista.

Nenhum comentário: