5 de abril de 2009

Las Hermanas: carinho e afeto

Conversei essa semana com uma colega que conheci num curso da FGV on line. A Degmar Augusta da Silva ou Deg criou o projeto social Las Hermanas em Goiânia que tem o objetivo de levar mais que alimentação ou roupas e sim alegria, carinho e afeto a crianças e idosos.

O projeto Las Hermanas é resultado de um sonho de criança de Deg, “eu sempre tive vontade de ter uma creche, sonhava com isso – mas o tempo passou, cresci e não conseguia concretizar meu sonho.” Como a vida segue para todo mundo e às vezes toma rumos inesperados, Deg se viu advogada e longe de seu objetivo de criança. Resolveu então organizar uma campanha motivacional no local de trabalho com uma gincana de alimento que arrecadou o surpreendente número de 5 (cinco) toneladas de alimentos!

Mas apesar dessa quantidade exemplar, Deg observou que a colaboração era mais uma forma de cumprir um dever social que um gesto de solidariedade. “Na distribuição, percebi que as pessoas – as que colaboraram com a arrecadação – não se sentiam a vontade ou não queriam um contato físico maior com as pessoas: eram leprosos em tratamento, ou seja, sem risco de contaminação; crianças deficientes e idosos sem família. Tal situação me fez refletir e cheguei a conclusão que muitos doam por desencargo, mas são incapazes de doar de si próprios: amor, carinho, atenção.”

O projeto nasceu entre amigos e faz campanha utilizando as mídias tradicionais e também as redes sociais como o orkut onde possui 8 comunidade. Há também o trabalho de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea, alerta dado por Deg a mim “Patrícia, para você ter uma noção, aqui em Goiânia temos mais de um milhão de habitantes e apenas 24 mil doadores cadastrados. É um absurdo!"

TMS: Que tipos de campanhas vocês fazem?
Deg:
Temos a campanha permanente de medula óssea, campanhas de arrecadação de alimentos e as festinhas mensais. Procuramos em nossas festinhas fazer e levar o que temos de melhor, alem do contato físico, levamos animação, brincadeiras e presentes. Existem pessoas que doam roupas que, sinceramente, não há possibilidade de uso, enfim, ainda, existe uma consciência ou falta dela, de somente doar o “imprestável” e o projeto busca exatamente o contrario, queremos que as pessoas partilhem, que sejam capazes de separar uma peça de roupa em bom estado de conservação, que sejam capazes de doar algo que gostem, já que esse algo vai fazer a alegria de outrem.

TMS: Você pode falar um pouco sobre a realidade social de Goiânia. E como está a mobilização por aí.
Deg:
Quem chega a Goiânia tem uma visão maravilhosa. Cidade limpa, arborizada, com bastantes parques ecológicos. A região de periferia, comparada a inúmeras cidades que conheço é estruturada, já que existe bastante asfalto, água tratada e esgoto. Existe uma grande mobilização social aqui em Goiânia, mas a desigualdade é grande, creio que em todo país...entretanto existem muitos grupos de trabalho social.

TMS: E no orkut, como é essa mobilização, você tem retorno?
Deg:
Tem muito retorno. Para você ter noção, colocamos a data da festinha e o que vamos precisar e em pouco tempo os colaboradores vão aparecendo. É assim que funciona: lançamos o tópico na nossa comunidade e as pessoas vão listando suas colaborações. Procuramos nos expor ao máximo de forma que as pessoas vejam que qualquer um pode fazer parte de um projeto social, pode se engajar.
Não precisa ser “carola” para fazer parte de um trabalho social, então trabalhamos nossa exposição de forma que as pessoas tenham vontade de ser como nós, vontade de iniciar algo, de soltar a consciência social que existe em cada um de nós.

Tá dado o recado!

Para saber mais:
PERFIL1
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=12592982197319165276

PERFIL2
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1077517792256557752


PERFIL3
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7089424506770486497

PERFIL4
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=680041799279575166

PERFIL5
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9933306439420551164

PERFIL7
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=12143665253542203412

PERFIL 8
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=9800637182635198983

3 comentários:

Laguardia disse...

Amigos.
Não sou jornalista nem escrevo bem.
Sou aposentado, recebendo do INSS e tendo o IR descontado na fonte. Não recebo as benesses de nosso apedeuta mor que tem pensão do INSS acima do máximo, isento de Imposto de Renda por se achar perseguido político, ou melhor, por se anistiado político.
Luto com as armas que tenho que é um blog, como forma de desabafar ao ver tanta roubalheira, falta de ética, falta de honestidade e principalmente falta de vergonha na cara desta quadrilha que tomou de assalto o Palácio do Planalto.
Quero convidar os amigos a participarem da minha forma de protesto, o blog Brasil – Liberdade e Democracia - http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/.
Se não levantarmos nossas vozes em protesto o que será deste país para nossos filhos e netos?
Agora é a hora de lutarmos por uma pátria livre democrática, e sobre todo com governantes honestos e éticos.

Nelida Capela disse...

Laguardia: obrigada pela visita ao TMS. A participação de todos é fundamental para a transformação do nosso país. Cada um , do seu jeito, está contribuindo. Abraço, Nelida Capela.

Deg disse...

Patrícia, obrigada pela entrevista...ADOREI!
Bjus e boa Páscoa!

SUCESSO MULHER!!!