30 de novembro de 2008

V Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária





Visitei hoje a V Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária...me decepcionei, pois a edição carioca não chegou aos pés da edição que conheci em outubro de 2007, em Brasília. Eu não conhecia o evento e quando estive a trabalho na feira um novo Brasil se apresentou para mim. Um Brasil que dá certo, onde as pessoas das regiões mais distantes conseguem coletivamente desenvolver-se, com resultados concretos da parceria governo, comunidades, pessoas e organizações.

Tive a impressão que trazer a proposta para o Rio de Janeiro deve te sido uma dificuldade. Eu só vi consumo aqui na Marina da Glória. Ambiente e atmosfera muito diferentes do clima da de Brasília. Não encontrei o pessoal do interior do Ceará que produz café orgânico de sombra, não encontrei os produtores do Tocantins que enriqueceram a terra improdutiva por causa da criação de gado, entre outras pessoas e projetos com quais tive contato ano passado. O stand Talento Brasil estava minúsculo. A Lã Pura, RS, que trabalha com lã de ovelha crioula e crina de cavalo estava escondidinha. O pessoal do Vale da Harmonia, RS, que tem uma cachaça maravilhosa, estava lá na praça das cachaças, mas infelizmente também não encontrei o pessoal que me vendeu a Harmonie Schanps.

O mais interessante, e confortável, da feira foi, na saída, escondidinha no corredor, o pessoal de São Francisco de Itabapoana (aliás, o único rosto familiar, pois conheci a Shirley Artes ano passado, quando comprei duas bolsas do projeto), com uma poltrona linda de taboa. Foi a única peça que me fez tirar da bolsa meu pequeno Nokia6120 e tirar estas fotos.
Segue abaixo as informações institucionais sobre a produção de taboa.
A Taboa é uma planta nativa das regiões alagadas. É uma monocotiledônea que apresenta um “pendão reprodutor” já utilizado a muito tempo por pessoas do interior para confecção de travesseiros. Sua folha ao secar dá origem a uma palha com textura suficiente para ser trabalhada em forma de trança ou trama que nas mãos do artesão viram verdadeira: Obra de ARTE Como tudo surgiu ... • O IBAMA ao visitar a região de Gargaú – distrito de São Francisco de Itabapoana ministrou cursos ensinando o manejo correto da taboa. Desta forma o artesão pode fazer a retirada com consciência de que está preservando sua o meio ambiente e colaborando com a região O processo ... A taboa é retirada na primavera e/ou verão, na lua minguante e deve ser cortada a 10 cm da raiz, garantido, assim seu novo crescimento. • Uma vez retirada é disfibrilada. Suas folhas são soltas uma a uma. É posta para secar por 10 dias. Desta forma a palha cria resistência a fungos pois fica desidratada e com textura para ser trabalhada Seca e cria vida nas mãos do artesão que dão alma as peças • Misturam palha a outras matéria primas da região sendo cada peça quase que exclusiva. Pois a criatividade do artesão já ultrapassaram os limites da região. Vencendo fronteiras... • O artesanato ganham novas fronteiras nas mãos de veranistas, turistas ou pelas feiras promovidas pelo SEBRAE e Projeto PROSPERAR. PETROBRAS... • Algumas já ganharam asas para Europa e EUA ... Isso... É respeito ao meio ambiente nas mãos de brasileiros que sabem o que faz e não desistem nunca.

Nenhum comentário: