Foi pensando justamente no passivo ambiental causado pelo descarte despreocupado de boa parte dos 20% de celulares que entram em inatividade a cada ano _ e também no lucro da reciclagem dos componentes, geralmente reaproveitados nas indústria químicas, farmacêuticas e eletroeletrônica _ que a Umicore, empresa instalada Americana, interior de São Paulo, decidiu colocar na rede um Manual de Reciclagem do Lixo Eletrônico. Atualmente, até 80% de um aparelho pode ser reciclado.
Recomendo a leitura atenta.
Além de ressaltar os impactos ecológicos dos resíduos e os benefícios da reciclagem, ainda informa sobre formas corretas para descarte dos aparelhos.
Encontrar um lugar que receba e trate o lixo eletrônico adequadamente não é tarefa fácil para o usuário brasileiro. O número de estabelecimentos que recebe equipamentos usados não cresce na mesma proporção do aumento das vendas. A recomendação da Umicro é a de que o consumidor entre em contato com o fabricante do aparelho, para saber para onde encaminhá-lo.
A Sony e a Motorola, por exemplo, recomendam que os celulares sejam encaminhados para postos de assistência técnica autorizados.
A Nokia mantém pontos de reciclagem em diversas capitais brasileiras aptos a receberem aparelhos usados ou quebrados, baterias, pilhas, carregadores e chips GSM, de qualquer fabricante. Todas as peças recolhidas são encaminhadas para reciclagem seguindo os padrões da indústria.
Faça a sua parte também. Seja consciente no descarte do seu lixo eletrônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário