22 de agosto de 2009

Que destino você deu para o velho celular, sem uso?

Jogou fora, na lata do lixo? Então saiba que você ter contribuído para cenas como esta, da foto.



Foi pensando justamente no passivo ambiental causado pelo descarte despreocupado de boa parte dos 20% de celulares que entram em inatividade a cada ano _ e também no lucro da reciclagem dos componentes, geralmente reaproveitados nas indústria químicas, farmacêuticas e eletroeletrônica _ que a Umicore, empresa instalada Americana, interior de São Paulo, decidiu colocar na rede um Manual de Reciclagem do Lixo Eletrônico. Atualmente, até 80% de um aparelho pode ser reciclado.

Recomendo a leitura atenta.

Além de ressaltar os impactos ecológicos dos resíduos e os benefícios da reciclagem, ainda informa sobre formas corretas para descarte dos aparelhos.

Encontrar um lugar que receba e trate o lixo eletrônico adequadamente não é tarefa fácil para o usuário brasileiro. O número de estabelecimentos que recebe equipamentos usados não cresce na mesma proporção do aumento das vendas. A recomendação da Umicro é a de que o consumidor entre em contato com o fabricante do aparelho, para saber para onde encaminhá-lo.

A Sony e a Motorola, por exemplo, recomendam que os celulares sejam encaminhados para postos de assistência técnica autorizados.

A Nokia mantém pontos de reciclagem em diversas capitais brasileiras aptos a receberem aparelhos usados ou quebrados, baterias, pilhas, carregadores e chips GSM, de qualquer fabricante. Todas as peças recolhidas são encaminhadas para reciclagem seguindo os padrões da indústria.

Faça a sua parte também. Seja consciente no descarte do seu lixo eletrônico.

Nenhum comentário: