28 de maio de 2009

Accountability do Café da Manhã Solidário


Realizado no sábado passado, em Laranjeiras, bairro do Rio de Janeiro, o Café da Manhã Solidário, promovido por Isabel Vidal, do site Bairro das Laranjeiras, foi um sucesso. Foi uma campanha de mobilização social e educativa em prol do Hemonúcleo do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras – INC. Ontem a Isabel me passou os resultados desta 3ª edição da campanha. E para quê resultados? A contabilidade não gera só visibilidade. A contabilidade mostra que ações reais foram concretizadas, gera credibilidade, possibilita o aprimoramento da ação para a próxima edição, gera efeito educativo e mobilizador, significa que pessoas participaram e tantas outras serão diretamente beneficiadas. Ou seja, transparência.

Vamos aos números:

80 bolsas doadas - revertidas em 170 hemocomponentes
108 pessoas compareceram à doação
28, por algum motivo, não puderam doar ou desistiram na fila
130 bandejas de café da manhã foram servidas
61 voluntários se apresentaram entre atendimento, médicos e músicos
a faixa etária com maior índice de doação foi a de 31 a 45 anos
a maioria das doações foi feita por mulheres


Ao final do evento, foi sorteado um livro da fotógrafa Eny Miranda, "Retratos do Tempo" - um ensaio fotográfico, que registra os idosos do Centro de Promoção Social Abrigo Cristo Redentor (Rio de Janeiro), em suas atividades cotidianas. O ganhador foi Leonardo Gandolpho.

Mais informações e resultados desta campanha de mobilização social serão publicadas em breve no site Bairro das Laranjeiras .


O evento teve o patrocínio do Banco Real, Colégio Miraflores, URMES; o co-patrocínio da Academia de Cabalá e da Clínica PeriNatal; e apoio do 1º Grupo Escoteiro João Ribeiro dos Santos, AMA Cosme Velho, INC - Instituto Nacional de Cardiologia, Instituto Roda D'Água, Músicos e Amigos dos bairros do Cosme Velho e de Laranjeiras, RGL - Buffet e Cantina, Seminários de Música Pro Arte.

2 comentários:

Isabel Vidal disse...

Oi Nélida, obrigada pela divulgação e participação. Esqueci de te passar o dado de que foram doados 102 livros infantis, que já foram entregues na Creche Santa Clara da Casa de Francisco de Assis, aqui em Laranjeiras. Alimentos como leite, achocolatado, pães, frutas, queijo e presunto, excedentes do Café Solidário foram doados para a Creche Cristo Redentor – Cosme Velho.
Ano que vem, em abril, o Café da Manhã Solidário faz sua 4ª edição. Até lá, quem quiser doar sangue pode ir, de 2ª a 6ª, de 8h às 14h, ao Hospital do Coração – INC, Rua das Laranjeiras, 374 Térreo.
Grande beijo
Isabel

Nelida Capela disse...

Valeu, Isabel!