O lixo eletrônico representa um passivo ambiental forte tendo em vista as substâncias toxicas utilizadas em sua fabricação. Se jogado sem controle ao meio ambiente, o lixo leva milhares de anos para se decompor.
Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se um sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.
Os resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos incluem televisores, telemóveis, computadores, geladeiras e outros dispositivos.
Segundo informação do livro Computers and the Environment: Understanding and Managing their impacts, a fabricação de uma estação de trabalho com monitor de 17 polegadas demandou em 2004, 240 quilos em combustíveis fósseis, utilizou 22 quilos deprodutos químicos e cerca de 1,4 mil litros de água.
O blog Lixo Eletrônico tem por objetivo agregar referências e informações sobre a questão do Lixo Eletrônico no Brasil e no mundo. Apresenta estudos, iniciativas, redes e outros temas sobre o assunto em: http://lixoeletronico.org/.
Vale conscientizar e participar!
Um comentário:
Acho que as palavras-chave do post da Rita Braune são conscientizar e participar. Nós que trabalhamos com tecnologia e com o social temos esse compromisso. Quanto mais informação melhor. Temos que nos adequar à nova realidade, gente!
Postar um comentário