20 de julho de 2009

Adolescentes Cortejam a Mídia Digital e a Tradicional

Não se envolva demais com a hype em torno do uso da mídia digital. Essa é a principal mensagem do relatório How Teens Use Media (Como os Adolescentes Usam a Mídia), baseado em uma pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen, que foi apresentada na conferência anual What Teens Want (O que os Adolescentes Querem) "A noção de que os adolescentes estão ocupados demais mandando torpedos pelo celular ou tweets no Twitter para se engajar com a mídia tradicional é empolgante, mas falsa," de acordo com o sumário executivo do relatório, que concluiu que ao invés de substituir a mídia tradicional com um novo consumo de mídia, os adolescentes estão simplesmente arranjando tempo para ambas. O relatório também desmente mitos como o de que as preferências dos adolescentes são totalmente diferentes das dos adultos, de que os gastos dos adolescentes com mídia e entretenimento não são afetados pela recessão (os adolescentes na realidade reduzem seus gastos, sendo que o entretenimento fora de casa é mais afetado do que o caseiro) e que os anúncios tradicionais não ressoam com os adolescentes (quando os anúncios conseguem atrair a atenção dos adolescentes, eles caem nas graças desse grupo demográfico). A televisão ainda é o tipo de mídia mais popular entre os adolescentes, que assistem em média 3 horas e 20 minutos de televisão por dia, desmentindo o mito de que o YouTube é a mídia mais popular. Na realidade, de acordo com o Nielsen. os adolescentes estão assistindo mais televisão do que nunca, com um aumento de 6% no número de horas em frente a televisão nos últimos cinco anos nos Estados Unidos. Um adolescente típico assiste diariamente cerca de 11 minutos de vídeos online, segundo o Nielsen, o que dá uma média de 3 horas por mês. Em comparação, adultos entre 18 e 24 anos de idade assistem cerca de 5 horas e 35 minutos de vídeos online por mês, enquanto que aqueles entre 35 e 44 anos de idade assistem 3 horas e 30 minutos de vídeos online por mês, segundo o estudo, que compilou dados dos sistemas de medição de mídia e da pesquisa global bienal do instituto sobre consumidores de 50 países.
"Os adolescentes passam menos tempo assistindo vídeos online do que os adultos, mas os anúncios são bastante engajadores para eles," segundo o sumário do estudo . "Os adolescentes passam 35% menos de tempo assistindo vídeos online do que os adultos (com idade entre 25 e 34 anos), mas eles se lembram melhor dos anúncios quando assistem programas de TV pelo computador do que pela televisão."YouTube é o site de vídeos mais popular entre os adolescentes, mas os sites de relacionamento como MySpace, Facebook, além do Hulu, também são populares. Atrás da televisão, entre as preferências dos adolescentes, está o computador, onde esse grupo demográfico passa cerca de 52 minutos por dia. A Internet, com uma média de 23 minutos por dia, está em terceiro lugar, de acordo com o Nielsen.

No entanto, os adolescentes passam menos tempo na Internet do que as outras faixas etárias. O usuário médio passa 29 horas e 15 minutos por mês no computador enquanto que um adolescente fica online 11 horas e 2 minutos por mês. De acordo com o relatório, tal diferença é devido ao fato de que adolescentes que frequentam a escola provavelmente passam menos tempo sentados em frente ao computador do que adultos que trabalham.
Apesar das discussões entre pais e filhos adolescentes em relação à programação, o programa de TV (American Idol) e o website (Google) predileto dos adolescentes americanos, assim como o gênero televisivo (séries de TV), estão em linha com as preferências geral. Segundo o relatório do Nielsen: "Os adolescentes são únicos, mas eles não são tão bizarros e fora do padrão normal como alguns presumem." Outras conclusões chave do estudo incluem:* Metade dos adolescentes usam um aparelho de MP3 só de áudio todos os dias, enquanto que um em cada quatro assiste vídeos em aparelhos de MP3. * Em media, um em cada quatro adolescentes lê jornal.* Enquanto os adolescentes fazem várias coisas ao mesmo tempo em relação ao uso de mídia, tal comportamento é mais comum entre adultos. * Os adolescentes da África do Sul, Venezuela e Indonésia são os mais preguiçosos. * Apesar de 35 % dos adolescentes americanos terem gravadores de DVD, eles preferem assistir TV ao vivo.

Fonte: http://www.adweek.com/aw/content_display/news/media/e3i4993a5c32cf65e036841807858921efd?pn=1

Nenhum comentário: