7 de julho de 2009

Bookess: uma proposta de impacto social positivo


PS: Entrevista inédita concedida ao TMS5 em 18/05/2009


1) O que é o Bookess? Desde quando existe?
O Bookess é uma editora e uma biblioteca virtual, ou seja, é um local no mundo virtual onde é possível criar seu próprio livro ou distribuí-lo em nível mundial, sem restrições e gratuitamente. Os leitores da Bookess fazem uma seleção das melhores publicações e os mais bem colocados no ranking recebem uma versão gratuita impressa e em casa. O Bookess existe desde abril desse ano.


2) Como funciona? Qual a proposta?
Atualmente, as pessoas se cadastram no Bookess e escrevem seus livros gratuitamente. Outras pessoas podem colaborar com a iniciativa e criar um livro participativo, em que cada um conta um pedaço da história. Além disso, estamos preparando a Bookess - a editora. Como vai funcionar? Estamos criando um sistema que dará condições aos autores de adquirirem os exemplares de sua obra. A grande novidade é que os autores poderão comprar apenas um exemplar impresso, se desejarem, ou ainda dois ou três para darem de presente. Além disso, os autores poderão comercializar seus livros impresso e ainda ganharem um dinheiro com isso. A única coisa que exigimos é que a versão na internet seja gratuita. Nossa proposta é estimular a leitura por meio da tecnologia. Queremos que todos os livros sejam de acesso gratuito e disponível para quem tiver acesso a internet. Esse é o nosso foco. Incentivar a leitura, tendo como base o uso do computador, sem custos para contribuir com a formação de uma cultura de leitura.


3) Quem participa?
Qualquer pessoa pode participar do Bookess, basta se cadastrar, não tem custos. Quanto a nossa empresa, ela ainda é pequena. Somos em seis pessoas.


4) Quais os resultados obtidos?
Já temos no Bookess mais de 9 mil acessos mensais e cerca de 600 livros cadastrados.


5)Qual foi o interesse em participar do TMS5 - Tecnologia e Mobilização Social?
Devido a seu modelo totalmente gratuito, o Bookess é uma excelente plataforma para que jovens e crianças tenham acesso a livros, se relacionem em comunidades virtuais e possam, de fato, descobrir a paixão pela leitura. Quando acessamos o site do TMS, imediatamente a "ficha caiu". É uma possibilidade enorme de colocar o Bookess (eleito pela CEO World Magazine um dos 10 melhores sites de publicação digital do mundo) a serviço do impacto social positivo.

Nenhum comentário: