15 de julho de 2009

Viagens de Mobilização, trabalho e novas descobertas

Tento fazer a minha “iniciação aqui no TMS5, como meu colega Marcelo Vale sem saber ao certo o que e como escrever, coloco lembranças que me ficaram na memória sobre viagens de mobilização feitas a trabalho, lugares que conheci, pessoas e características tão fortes de cada local que passei.

O Acre foi um estado que me deixou curiosa, por sua localização tão distante e por suas pessoas tão incrivelmente receptivas e amigáveis. Um mercado tão bem posicionado e harmonicamente situado para mostrar as curiosidades de comidas e artesanatos locais.

Uma cidade charmosa com pontos turísticos que carregam uma história forte da época áurea do desenvolvimento da borracha na região norte como o museu feito para mostrar a sua época e todo o seu esplendor, o Memorial a Chico Mendes que não deixa a sua história se desvirtuar, exposto com fotos marcantes.

Rio Branco é rodeado de selva e com um clima quente e úmido. Esta cidade talvez nunca fizesse parte do meu roteiro turístico, mas com certeza me reservou agradáveis surpresas, em uma eclética mistura de raças, brancos, negros, indígenas e visinhos dos países andinos que criaram uma atmosfera única.

A cidade é dividida pelo Rio Acre, e nessas condições, o transporte aquático predomina e embarcações de todo o tipo que fazem a locomoção das pessoas e produtos rio abaixo e rio acima.

O que mais me marcou e surpreendeu foi a que existe bem mais que uma bela cidade no centro de uma exuberância amazônica, há um enorme amor pela terra que se manifesta nas centenas de bandeiras do estado que tremulam em mastros oficiais , que se mostram em lojas, carros etc....

Nenhum comentário: