6 de julho de 2009

Palestra de Beth Saad sobre Mídia Digital




Tive a sorte de ser informada sobre o 1º Forum de Comunicadores do Governo Federal - Sudeste, realizada de 1 a 3 de Julho de 2009, no Edifício sede de FURNAS, no Rio de Janeiro. As palestras tiveram os seguintes temas: comunicação de governo; comunicação como propulsora de políticas públicas; público interno; gestão de crises; assessorias de imprensa; entre outras. Em particular, acompanhei a palestra de Elizabeth Saad Corrêa, professora doutora da Escola de Comunicação e Artes (Eca), da Universidade de São Paulo (USP), sobre Mídia Digital: Estratégias Digitais de Comunicação Corporativa em tempos de Mídias Sociais".


A palestra teve como foco a comunicação corporativa e foi dividida de forma muito objetiva: o que são as mídias digitais; como utilizá-las; são determinantes; como usar; como gerenciar. Tudo isso, para uma empresa estatal, significa uma mudança de cultura. Beth iniciou a palestra com o vídeo Did Yo Know Web 3.0 - achei fantástico e já publiquei aqui, para compartilhar com todos. Trabalhar com mídias digitais significa democratizar, seguir uma direção horizontal e não vertical (controladora). É necessário que haja diálogo, conversações, compartilhamento de conteúdos, de opiniões, idéias, experiências. Enquanto a Web 1.0 é caracterizada por uma plataforma mais "engessada"; a Web 2.0 é inclusiva, colaborativa, menos rígida em termos de filtros e controles, criativa, dinâmica, mas sem perder a base sólida, com conteúdo - isso não significa que a Web 1.0 está morta. Nunca se deve perder o usuário de vista, ele existe, não é apenas um número. Se leva em conta as informações desse usuário: quem é ele, o que consome, como se comporta, se usa mídias sociais. Algumas questões interessantes: quem entra no mundo das redes sociais vai até aonde o público está, participa como igual junto dele e essas relações sociais se dão para além do computador. Bárbaro, não? Ao final da palestra, Beth focou no crescimento do Twitter e mostrou algumas ferramentas da plataforma. Eu trouxe somente algumas linhas da palestra. Para aprofundar, sugiro a leitura de alguns artigos: Reflexões para uma epistemologia da Comnicação Digital; e Jornalismo contemporâneo no Brasil: as mídias digitais como elo entre a crise e a busca de uma nova identidade. Para seguir Beth no Twitter, cuja rede é riquíssima, busque @BethSaad.


Nenhum comentário: