31 de julho de 2009

Informação e Contrainformação - Case Sarney



Sarney monta equipe de jornalistas para guerra de contrainformação, diz jornal



O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), alvo de 11 representações no Conselho de Ética, montou uma equipe para atuar na guerra de contrainformação. De acordo com matéria publicada pelo Correio Braziliense da última terça-feira (28/07), 15 jornalistas foram contratados para analisar e rebater reportagens que afetem a imagem do senador. A equipe também atua em blogs de jornalistas e nas redes sociais, como o Twitter e o Orkut. Com perfis falsos, os jornalistas monitoram comentários, opiniões e comunidades, e postam textos rebatendo críticas e elogiando a atuação de Sarney. Contratados inicialmente até novembro, os jornalistas ocupam um espaço num shopping de Brasília, que fica a dez quilômetros do Senado. Recém-formados, os profissionais recebem R$ 1,8 mil por seis horas de trabalho. Segundo o Correio, uma fonte informa que não há contrato formal nem recibos que identifiquem o serviço prestado. A assessoria de Sarney na Presidência do Senado negou a contratação de jornalistas.



29 de julho de 2009

Secas ou Cercas no Semi-Árido


Além de discutir impactos do agronegócio, Fórum busca fortalecer alternativas de convivência com semi-árido

Limoeiro do Norte - Para um Estado que possui 86,82% do seu território inserido no chamado semi-árido, têm três milhões de pessoas sem acesso à água potável, cinco milhões sem sistema de saneamento e ainda enfrenta a poluição de seus canais e mananciais com agrotóxicos, saber conviver com solo e clima é ainda uma questão de sobrevivência, mesmo 50 anos depois de Celso Furtado afirmar que o problema do Nordeste “não é a seca, é a cerca”. De ontem até amanhã, representantes de ONGs e comunidades encontram-se em Limoeiro do Norte em comemoração aos 10 anos do Fórum Cearense Pela Vida no Semi-Árido e, também, para o VII Encontro Estadual com a mesma temática.

As principais propostas do Fórum são refletir sobre os impactos do agronegócio para a agricultura familiar, aprofundar as temáticas “Agroecologia”, “Relações desiguais de gênero”, “Juventude Rural”, “Acesso a terra e água”, “construção do conhecimento da economia solidária a partir das experiências sociais”, e escolha das delegações para o VII Encontro Nacional da Articulação com o Semi-árido (Enconasa).

Histórico de lutas

Na tarde de ontem, a abertura aconteceu com debate sobre o avanço do agronegócio e os impactos na agricultura familiar, com os professores Raquel Rigotto (UFC) e Hidelbrando Soares (Uece). Raquel faz parte de um grupo de estudiosos que pesquisam o impacto dos agrotóxicos nos trabalhadores e nas comunidades de Limoeiro do Norte. O trabalho já existe há mais de um ano e pretende fazer um rigoroso levantamento sobre a contaminação por venenos tanto na aplicação pelos trabalhadores como de que forma os alimentos passam a ser nocivos.

Também debatedora, Maria Ozarina, da comunidade de Lagoa dos Cavalos, localizada em Russas, falou da trajetória de resistência e luta da comunidade, em parte ocupada por projetos que podem gerar a expropriação de terras.

A comunidade de Lagoa dos Cavalos é considerada uma das maiores referências na região jaguaribana no trato com a agroecologia e a exploração sustentável. A produção rural integra a comunidade, que desenvolve trabalhos culturais e sociais auto-sustentáveis.

Hoje pela manhã, haverá explanação dos vários exemplos bem sucedidos de convivência com o semi-árido, seguido de uma audiência pública na comunidade de Peixe, em Russas, com ato de mobilização e apoio às comunidades afetadas pelo projeto Tabuleiros de Russas.

Três milhões de cearenses não têm acesso à água potável. O número vem do estudo “Cenário Atual dos Recursos Hídricos do Ceará”, elaborado por 96 instituições governamentais e não-governamentais participantes do Pacto das Águas e coordenado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

De acordo com Zoraia Nunes, da Cáritas Regional Ceará, o encontro representa um ato de reflexão e união de forças na luta contra a desigualdade social e a favor do meio ambiente. Dentre exemplos de convivência com o semi-árido, além da agroecologia, está a construção de cisternas, além da comercialização de produtos da agricultura e do artesanato sem os tradicionais atravessadores, que diminuem a lucratividade do produtor. Assim, existem no Interior as chamadas Bodegas Nordeste Vivo e Solidário, que nos moldes da economia solidária apóiam os pequenos produtores, dão o preço certo, convergem o ponto de venda e capacitam homens e mulheres a melhorar a produção e garantir o sustento da família. Na bodega solidária de Aracati, artesanatos e produtos orgânicos como mel e feijão são vendidos para o Ceará e outros estados, e o lucro é revertido para os produtores da bodega, que atuam em regime associativo. Amanhã de manhã, acontece a escolha das delegações que vão participar do Encontro Nacional pela Vida no Semi-Árinaldo.

Programação

Diversas atividades estão programadas para em comemoração aos 10 anos do Fórum Cearense Pela Vida no Semi-Árido e, também, para o VII Encontro Estadual com a mesma temática. A partir das 6h30 de hoje, haverá visita às experiências dos eixos temáticos agroecologia e construção do conhecimento no município de Potiretama; ´Juventude rural e acesso à terra´, em Russas, e ´Economia Solidária´, em Aracati. Em seguida, haverá audiência pública na Quadra Esportiva da Escola Dr. Ézio de Souza, às 15 horas. À noite acontece, no Seminário Diocesano de Limoeiro, confraternização e momento de celebração dos 10 anos FCVSA

Discussões

Amanhã a programação segue com discussão sobre as visitas às experiências dos eixos temáticos, plenária de definição da deleção do FCVSA para participar do VIII Enconasa e renovação da coordenação


Fonte: Diário do Nordeste (Ceará) – 23.07 e Informativo da ASA

27 de julho de 2009

Razão Social divulga curso da Fundação Itaú Social


Estão abertas até 7 de agosto as inscrições para o curso Avaliação Econômica de Projetos Sociais, da Fundação Itaú Social. Clique aqui e saiba mais sobre o curso. Valeu pela informação, Amelia!

21 de julho de 2009

TMS5 recomenda a leitura de A Terceira Inteligência

Gosto muito do trabalho voluntário de Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente da ONG Parceiros Voluntários. Costumo ler e reler o livro O Quinto Poder - Consciência Social de uma Nação, leia o post Leitura do Livro O Quinto Poder.

Recomendo a leitura do artigo publicado na página do GIFE, Grupo de Instituições Fundações Empresas: A terceira inteligência. Não deixem de ler o texto, tão fundamental para entender de fato o conceito de mobilização social.

20 de julho de 2009

Adolescentes Cortejam a Mídia Digital e a Tradicional

Não se envolva demais com a hype em torno do uso da mídia digital. Essa é a principal mensagem do relatório How Teens Use Media (Como os Adolescentes Usam a Mídia), baseado em uma pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen, que foi apresentada na conferência anual What Teens Want (O que os Adolescentes Querem) "A noção de que os adolescentes estão ocupados demais mandando torpedos pelo celular ou tweets no Twitter para se engajar com a mídia tradicional é empolgante, mas falsa," de acordo com o sumário executivo do relatório, que concluiu que ao invés de substituir a mídia tradicional com um novo consumo de mídia, os adolescentes estão simplesmente arranjando tempo para ambas. O relatório também desmente mitos como o de que as preferências dos adolescentes são totalmente diferentes das dos adultos, de que os gastos dos adolescentes com mídia e entretenimento não são afetados pela recessão (os adolescentes na realidade reduzem seus gastos, sendo que o entretenimento fora de casa é mais afetado do que o caseiro) e que os anúncios tradicionais não ressoam com os adolescentes (quando os anúncios conseguem atrair a atenção dos adolescentes, eles caem nas graças desse grupo demográfico). A televisão ainda é o tipo de mídia mais popular entre os adolescentes, que assistem em média 3 horas e 20 minutos de televisão por dia, desmentindo o mito de que o YouTube é a mídia mais popular. Na realidade, de acordo com o Nielsen. os adolescentes estão assistindo mais televisão do que nunca, com um aumento de 6% no número de horas em frente a televisão nos últimos cinco anos nos Estados Unidos. Um adolescente típico assiste diariamente cerca de 11 minutos de vídeos online, segundo o Nielsen, o que dá uma média de 3 horas por mês. Em comparação, adultos entre 18 e 24 anos de idade assistem cerca de 5 horas e 35 minutos de vídeos online por mês, enquanto que aqueles entre 35 e 44 anos de idade assistem 3 horas e 30 minutos de vídeos online por mês, segundo o estudo, que compilou dados dos sistemas de medição de mídia e da pesquisa global bienal do instituto sobre consumidores de 50 países.
"Os adolescentes passam menos tempo assistindo vídeos online do que os adultos, mas os anúncios são bastante engajadores para eles," segundo o sumário do estudo . "Os adolescentes passam 35% menos de tempo assistindo vídeos online do que os adultos (com idade entre 25 e 34 anos), mas eles se lembram melhor dos anúncios quando assistem programas de TV pelo computador do que pela televisão."YouTube é o site de vídeos mais popular entre os adolescentes, mas os sites de relacionamento como MySpace, Facebook, além do Hulu, também são populares. Atrás da televisão, entre as preferências dos adolescentes, está o computador, onde esse grupo demográfico passa cerca de 52 minutos por dia. A Internet, com uma média de 23 minutos por dia, está em terceiro lugar, de acordo com o Nielsen.

No entanto, os adolescentes passam menos tempo na Internet do que as outras faixas etárias. O usuário médio passa 29 horas e 15 minutos por mês no computador enquanto que um adolescente fica online 11 horas e 2 minutos por mês. De acordo com o relatório, tal diferença é devido ao fato de que adolescentes que frequentam a escola provavelmente passam menos tempo sentados em frente ao computador do que adultos que trabalham.
Apesar das discussões entre pais e filhos adolescentes em relação à programação, o programa de TV (American Idol) e o website (Google) predileto dos adolescentes americanos, assim como o gênero televisivo (séries de TV), estão em linha com as preferências geral. Segundo o relatório do Nielsen: "Os adolescentes são únicos, mas eles não são tão bizarros e fora do padrão normal como alguns presumem." Outras conclusões chave do estudo incluem:* Metade dos adolescentes usam um aparelho de MP3 só de áudio todos os dias, enquanto que um em cada quatro assiste vídeos em aparelhos de MP3. * Em media, um em cada quatro adolescentes lê jornal.* Enquanto os adolescentes fazem várias coisas ao mesmo tempo em relação ao uso de mídia, tal comportamento é mais comum entre adultos. * Os adolescentes da África do Sul, Venezuela e Indonésia são os mais preguiçosos. * Apesar de 35 % dos adolescentes americanos terem gravadores de DVD, eles preferem assistir TV ao vivo.

Fonte: http://www.adweek.com/aw/content_display/news/media/e3i4993a5c32cf65e036841807858921efd?pn=1

17 de julho de 2009

Leitura para um mundo melhor


A Marbel Alimentos, empresa brasileira de cestas básicas, lançou em 2005 o projeto “Marbel por um mundo melhor”. Como primeira ação, com o objetivo de estimular a leitura das crianças dentro de casa, através da Cesta Literária, a empresa passou a incorporar livros nas cestas de alimentos que produz. A iniciativa já conta com as parcerias do escritor Ziraldo, que está escrevendo uma história por mês da obra O Menino Maluquinho; do Ministério da Cultura, por meio do programa Fome de Livro, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, da UNESCO e da ABRINQ. Inicialmente, a Marbel adquiriu o direito de impressão e custeou a distribuição de 400 mil exemplares de A Bela e a Fera e o Natal Encantado, da Disney, nas cestas de Natal, e de 200 mil livros do O Menino Maluquinho nas cestas de alimentos. Através de suporte fiscal da Lei Rouanet, a empresa pretende ampliar esta tiragem para dois milhões.

Desde o inicio do projeto já foram distribuídos mais de 600 mil livros. De acordo com o escritor Ziraldo, para um autor brasileiro, certos convites equivalem a um prêmio. Tudo que pode ressaltar a importância do livro na vida do brasileiro deve ser saudado e prestigiado por todo mundo. A mensagem é muito clara: livro tem que ser tão básico quanto feijão e arroz nas casas das nossas famílias. Livro também é gênero de primeira necessidade. “Espero que essa corajosa e oportuna iniciativa seja repetida a propagada pelo Brasil inteiro. Vamos sonhar e transformar o Brasil num país de leitores”, afirma Ziraldo.

Motivação - Pensando sempre em melhorar a qualidade de vida da humanidade, a ONU - Organização das Nações Unidas- lançou mundialmente em 2004, o Programa “8 jeitos de mudar o mundo”. O objetivo dessa ação é estimular as empresas a contribuírem para 1- Acabar com a fome e a miséria; 2 – Educação básica de qualidade para todos; 3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4 – Reduzir a mortalidade infantil; 5 – Melhorar a saúde das gestantes; 6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. A iniciativa da Marbel foi motivada pelo programa da ONU.

Fonte: PublishNews e Brasil Que Lê – Agência de Notícias

15 de julho de 2009

Viagens de Mobilização, trabalho e novas descobertas

Tento fazer a minha “iniciação aqui no TMS5, como meu colega Marcelo Vale sem saber ao certo o que e como escrever, coloco lembranças que me ficaram na memória sobre viagens de mobilização feitas a trabalho, lugares que conheci, pessoas e características tão fortes de cada local que passei.

O Acre foi um estado que me deixou curiosa, por sua localização tão distante e por suas pessoas tão incrivelmente receptivas e amigáveis. Um mercado tão bem posicionado e harmonicamente situado para mostrar as curiosidades de comidas e artesanatos locais.

Uma cidade charmosa com pontos turísticos que carregam uma história forte da época áurea do desenvolvimento da borracha na região norte como o museu feito para mostrar a sua época e todo o seu esplendor, o Memorial a Chico Mendes que não deixa a sua história se desvirtuar, exposto com fotos marcantes.

Rio Branco é rodeado de selva e com um clima quente e úmido. Esta cidade talvez nunca fizesse parte do meu roteiro turístico, mas com certeza me reservou agradáveis surpresas, em uma eclética mistura de raças, brancos, negros, indígenas e visinhos dos países andinos que criaram uma atmosfera única.

A cidade é dividida pelo Rio Acre, e nessas condições, o transporte aquático predomina e embarcações de todo o tipo que fazem a locomoção das pessoas e produtos rio abaixo e rio acima.

O que mais me marcou e surpreendeu foi a que existe bem mais que uma bela cidade no centro de uma exuberância amazônica, há um enorme amor pela terra que se manifesta nas centenas de bandeiras do estado que tremulam em mastros oficiais , que se mostram em lojas, carros etc....

14 de julho de 2009

Prefeitura do Rio de Janeiro quer intensificar o uso de bicicletas


O Rio de Janeiro ganhou da prefeitura um sítio mais decente e útil. Nele, encontramos informações atualizadas das ações do Prefeito Eduardo Paes.


Como primeiro destaque, chamamos atenção para a inauguração da nova sinalização para ciclistas no acesso à Vista Chinesa - belíssimo ponto para observação do Rio de Janeiro. Subir de bicicleta é um sacrifício recompensado pelo deslumbramento da vista. Acreditem!


Eduardo Paes, prefeito do Rio, fala da necessidade de se investir no transporte cicloviário da Cidade, tendo em vista o ordenamento do trânsito e a redução dos níveis de poluição do Rio. Leia aqui.


Fonte: Sítio do Palácio da Cidade


Post em colaboração com Rita Braune.

13 de julho de 2009

FIB - Felicidade Interna Bruta


A Icatu Hartford divulga o projeto Felicidade Interna Bruta através de cartilha, rádio, dicas, simuladores. Para quem não conhece a FIB, sugiro a leitura de nosso post FIB ao invés do PIB - um conceito básico. Chegaremo lá?. Outra dica para fazer nossa FIB elevar-se é a leitura de algumas das 100 dicas do livro Projeto FIB, clique aqui e conheça.

Transparência e Accountability

Dica de Curso para Organizações Sociais.
Para saber mais, clique aqui.

9 de julho de 2009

Mostra Audiovisual "Visões Periféricas"

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Marcelo Valle


Este ano o Festival audiovisual "Visões Periféricas" criou a mostra Tamojuntoemisturado com a proposta de exibir vídeos produzidos com webcams, máquinas fotográficas que filmam, telefones celulares e tudo o mais que for possível e imaginável e caiba dentro do conceito de audiovisual (uffa!). Os vídeos estão disponíveis para visualização no site do festival e existe um espaço para votação on-line, onde o público escolhe as melhores produções. A mostra se propõe apresentar o que essas "maquininhas" são capazes de fazer, tanto para democratizar a produção quanto para renovar a linguagem. Um representante desse digníssimo blog está concorrendo, vale conferir e votar!

http://www.visoesperifericas.org.br/filme/de_volta_pra_casa-6.html

Futuro do Presente (1)


Essa frase foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável:


"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...


(Texto enviado por e-mail por Rosa Sandra Rocha)

Sobre...

“A sustentabilidade e o medo de ser feliz”, por Ricardo Voltolini*


Autor de A Revolução Decisiva – Como Indivíduos e Organizações Trabalham em Parceria para Criar um Mundo Sustentável, Peter Senge não gosta do termo “sustentabilidade”. Isso ele fez questão de deixar claro em palestra ministrada recentemente em São Paulo, a convite do Grupo Santander. Sua aversão a essa palavra, que tem sido utilizada como bálsamo para nove entre dez problemas da atualidade, não se deve – como seria razoável supor – ao desgaste provocado por excesso de uso nem pelo consequente esvaziamento do seu significado num mundo cada dia mais ansioso por significados. Deve-se, sim, a uma conotação negativa que ela encerra. Na opinião do professor do MIT, a sustentabilidade desperta medo nas pessoas. Não por acaso, a expressão tomou impulso após o anúncio do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), no final de 2006, quando cientistas convocados pelas Nações Unidas advertiram sobre o aquecimento global, a responsabilidade humana e o risco para a vida na terra. Na análise de Senge, o medo assusta e imobiliza. Mas não necessariamente induz à mudança. Para mudar, os indivíduos precisam se sentir emocionalmente parte do processo. E a conexão será tanto mais forte quanto mais intensos e claros forem os sentimentos positivos envolvidos. Parece retórico, mas não é. A mudança para um modelo mental sustentável não advém da racionalização provocada pelo medo. As pessoas devem senti-la e vivenciá-la, fazendo emergir as soluções novas – processos, produtos, hábitos e estilos de vida – não a partir da análise dos elementos do passado, mas da ousadia de criar o futuro, algo que só pode nascer de mentes abertas e livres de condicionamentos. Em lugar de “sustentabilidade”, Senge prefere utilizar em seus treinamentos a expressão “ampliação do sistema”. Atitude justificável para alguém a quem se atribui a iniciação das corporações ao pensamento sistêmico (seu livro A Quinta Disciplina ainda repousa na cabeceira de muitos executivos em todo o mundo). Na prática, o que ele propõe, com outro nome, é que os líderes aprendam a reconhecer, no desenho de suas estratégias e na tomada de decisões de negócio, a interdependência entre os sistemas econômico, social e ambiental. Leia todo o artigo aqui.


Fonte: Instituto Ethos

8 de julho de 2009

Uma Tecnologia de Mobilização Social


A propósito do assunto game, para quem está num outro nível na questão da fome e da miséria, principalmente em nosso país, eu apresento a Jornada COEP pela Cidadania. A Jornada é uma tecnologia de mobilização social voltada para a melhoria da qualidade de vida das comunidades de baixa renda. A Jornada organiza pessoas em ações concretas. Por exemplo, hoje, 74 comunidades brasileiras estão envolvidas nesse processo. Mais de 2.000 ações, que você poderá acessar aqui, foram implementadas pelas equipes que participam da campanha. O conceito da Jornada, desenvolvido pela McCann Erickson, é a idéia da força do coletivo, representada pelas formigas. A Jornada COEP pela Cidadania é realizada pela Rede COEP, que há 16 anos atua com inovações em TIC para fortalecer e concretizar a mobilização de pessoas. Para conhecer a Rede, visite o portal. Se deseja participar, cadastre-se agora!

Game contra a Fome no Mundo


Eu tenho o hábito de testar jogos. Às vezes posso errar uma avaliação, compreensível, estou sempre sob o impacto de muitas variáveis, afinal, a cada hora nos deparamos com algo novo. Hoje descobri que a ONU apóia um game que incentiva a luta contra a fome, em diferentes níveis. Esse game chama-se Food Force. É preciso fazer download para testá-lo, não o fiz ainda. Mas posso adiantar algumas leituras que faço do site e da proposta.

Acho-a interessante, pois pode despertar o interesse de muitas pessoas em relação à questão da fome no mundo. Muitos indivíduos ainda não perceberam que fazem parte de um todo onde a fome ainda existe. Agora, estranhei no pé da página não encontrar o selo do Creative Commons, o que significa tecnologia e conhecimento colaborativo e aberto, com direitos compartilhados. Se eu estiver errada, por favor, me corrijam. Ao invés disso, leio © United Nations World Food Programme - all rights reserve. Estranho, não? Bom, o game será instalado nos computadores da Positivo, o que garante uma distribuição. A estética é a mesma do Second Life, o que talvez o torne popular - tomara, assim a consciência coletiva amplia. As missões dos participantes são hipotéticas, talvez baseadas em estudos, mas não são ações práticas e reais. De qualquer forma, é um movimento positivo que poderá envolver mais pessoas no processo de conter um dos males do século.

7 de julho de 2009

NOTAS DE VIAGEM: QUEM TEM MEDO DE ARANHA?



Faço minha estréia aqui no TMS5 sem saber ao certo o que escrever, arrisco algumas palavras sobre “coisas” que vi em viagens pelo Brasil, alguns chamariam de tecnologia social, eu prefiro chamar de “tecnologia do improviso”.
Moro em Niterói e trabalho no Rio de Janeiro, o engarrafamento é certo para ir e para voltar. O fluxo é lento e contínuo, centenas de carros atravessam a ponte. Já chegando ao Rio, uma imagem sempre me impressiona, o pátio do porto lotado de carros novos, milimetricamente organizados! Carros, carros e mais carros...
Inevitavelmente uma pergunta sempre me vem à cabeça, com tantos carros novos o que é feito dos velhos? Imagino milhares de concessionárias fazendo promoções de “usados”, imagino periferias abarrotadas de ferros velhos e desmanches. Imagino mais engarrafamentos!

No entanto, em pequenas cidades do interior do Brasil, de norte a sul, oficinas caseiras dão outro destino aos veículos usados. Ali, eles são transformados em pequenos utilitários. Veículos de carga utilizados nas propriedades rurais para o transporte e escoamento da produção. Em Alfredo Chavez, município montanhoso localizado no sul do Espírito Santo, produtor de bananas e leite, circulam centenas carrinhos batizados “Aranhas”. Somente as “Aranhas” conseguem subir as encostas íngremes e passar por terrenos acidentados onde são plantadas as bananas. O espaço do carro é otimizado para o transporte da carga e para o combustível. Geralmente, do lado do motorista vai o bujão de gás, atrás, numa carroceria improvisada, vão os produtos. Nem sempre é assim, existem muitos modelos personalizados ou “customizados” ao gosto do freguês. Do carro usado aproveita-se o chassi, motor e parte da lataria. No Oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul veículos parecidos são utilizados no transporte de fumo, frutas e hortaliças. Em grande parte do nordeste milhares de veículos são adaptados para fazerem o transporte público, transporte escolar, mas isso é outra história....aguardem!

(Veículo utilizado no município de Modelo, região oeste de Santa Catarina)

Dados complementares e curiosos:
Alfredo Chavez tem aproximadamente 14 mil habitantes e talvez cerca de 1000 "aranhas" circulando na área rural, ninguém sabe ao certo. Produz cerca de 17.600 toneladas de banana por ano e somente no mês de junho chegou a produzir 224 mil litros de leite. O município é conhecido pela beleza natural e dezenas de cachoeiras.

Bookess: uma proposta de impacto social positivo


PS: Entrevista inédita concedida ao TMS5 em 18/05/2009


1) O que é o Bookess? Desde quando existe?
O Bookess é uma editora e uma biblioteca virtual, ou seja, é um local no mundo virtual onde é possível criar seu próprio livro ou distribuí-lo em nível mundial, sem restrições e gratuitamente. Os leitores da Bookess fazem uma seleção das melhores publicações e os mais bem colocados no ranking recebem uma versão gratuita impressa e em casa. O Bookess existe desde abril desse ano.


2) Como funciona? Qual a proposta?
Atualmente, as pessoas se cadastram no Bookess e escrevem seus livros gratuitamente. Outras pessoas podem colaborar com a iniciativa e criar um livro participativo, em que cada um conta um pedaço da história. Além disso, estamos preparando a Bookess - a editora. Como vai funcionar? Estamos criando um sistema que dará condições aos autores de adquirirem os exemplares de sua obra. A grande novidade é que os autores poderão comprar apenas um exemplar impresso, se desejarem, ou ainda dois ou três para darem de presente. Além disso, os autores poderão comercializar seus livros impresso e ainda ganharem um dinheiro com isso. A única coisa que exigimos é que a versão na internet seja gratuita. Nossa proposta é estimular a leitura por meio da tecnologia. Queremos que todos os livros sejam de acesso gratuito e disponível para quem tiver acesso a internet. Esse é o nosso foco. Incentivar a leitura, tendo como base o uso do computador, sem custos para contribuir com a formação de uma cultura de leitura.


3) Quem participa?
Qualquer pessoa pode participar do Bookess, basta se cadastrar, não tem custos. Quanto a nossa empresa, ela ainda é pequena. Somos em seis pessoas.


4) Quais os resultados obtidos?
Já temos no Bookess mais de 9 mil acessos mensais e cerca de 600 livros cadastrados.


5)Qual foi o interesse em participar do TMS5 - Tecnologia e Mobilização Social?
Devido a seu modelo totalmente gratuito, o Bookess é uma excelente plataforma para que jovens e crianças tenham acesso a livros, se relacionem em comunidades virtuais e possam, de fato, descobrir a paixão pela leitura. Quando acessamos o site do TMS, imediatamente a "ficha caiu". É uma possibilidade enorme de colocar o Bookess (eleito pela CEO World Magazine um dos 10 melhores sites de publicação digital do mundo) a serviço do impacto social positivo.

6 de julho de 2009

Boas Vindas para Patricia Baldarelli

Apresentamos Patricia Baldarelli – agente de comunicação e mobilização social da Rede Nacional de Mobilização Social. Patricia Baldarelli viaja pelo Brasil, mobilizando comunidades, organizações e pessoas. Patricia, seja bem vinda ao TMS5 - Tecnologia e Mobilização Social.

Fórum Livre na Rede Mobilizadores COEP


MOBILIZADORES COEP é uma rede de incentivo à prática social. Criada, em 2003, pelo COEP - Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, a Rede Mobilizadores COEP reúne pessoas, do Brasil e do exterior, que atuam ou desejam atuar na área social. Os participantes da Rede interagem e aprimoram conhecimentos e práticas na área social por meio do site www.mobilizadores.org.br/coep

Ser Mobilizador possibilita: • Ter acesso à informação atualizada • Consultar textos e links de referência • Conhecer iniciativas sociais • Compartilhar idéias, experiências e conhecimentos, participando de fóruns de debates, chats e oficinas on line. • Identificar oportunidades de atuação voluntária.

O Site é estruturado em três grandes grupos, subdivididos em temas afins. Novos temas podem ser incorporados, conforme o interesse dos membros da Rede. Grupos / Temas 1. Mobilizadores COEP Institucional 2. Direitos e Participação Social - Comunicação e Mobilização Social - Inclusão de Pessoas com Deficiência - Mulheres e Relações de Gênero - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Observatório da Infância e Adolescência - Políticas Públicas 3. Desenvolvimento Sustentável e Comunidades - Ação Social das Organizações - Universidades e Cidadania - Economia Solidária e Cooperativismo - Meio Ambiente e Agroecologia - Turismo e Cultura

Hoje a rede tem 8.107 Mobilizadores, presentes em 27 estados brasileiros e em 616 municípios.

O TMS5 - Tecnologia e Mobilização Social - divulga o próximo Fórum cujo foco é Mobilização Social. O tema do debate poderá ser escolhido pelos Mobilizadores cadastrados. Para isso, basta votar na pesquisa na home do site.

Redes Sociais em Alta

Muito boa a matéria de Andre Machado sobre o avanço das Redes Sociais. Recomendo a leitura em http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/07/06/as-redes-de-relacionamento-mudaram-face-da-internet-as-vidas-online-de-um-bilhao-de-pessoas-756674828.asp

Aproveito o assunto pra levantar aqui algumas questões que particularmente me intrigam: como escolher as redes mais eficazes? na dúvida, vou me cadastrando e hoje devo estar em umas 8 redes no mínimo. A questão é ter tempo pra interagir e ter meu perfil atualizado (LinkDin, Sonico, Facebook......)

Além da sensação agrádavel de estar conectada aos amigos, amigos de amigos, antigos colegas de trabalho e faculdade, alguns famosos que admiro e etc, etc, qual é efetivamente a melhor maneira de administrar uma rede ou mais redes sociais?

Agenda - Evento MISTO (Mídias Sociais para Todos)

Cada vez mais sites como Orkut, Twitter, MySpace, Youtube, Flirk, e blogs em geral estão sendo território predileto de consumidores que querem opinar sobre produtos e serviços. E as mídias sociais já são uma realidade também no Brasil. Segundo pesquisa do IBOPE, 90% dos internautas brasileiros interagem em redes sociais. Nesse contexto, aprender a se relacionar da maneira correta com esse novo mercado é fundamental para o sucesso de um negócio. E para apresentar essa nova realidade, o Instituto Infnet, em parceria com a Ideia s/a, agência de mídias sociais e marketing digital, promove no dia 14 de julho o evento Misto - Mídias Sociais para Todos.Hélio Basso, diretor de atendimento da Ideia s/a, diz que o conceito do evento surgiu durante prospecção para do serviço de SMO (Otimização para Mídias Sociais). A agência, que implementa trabalhos focados em SMO desde 2006, percebeu que, apesar do boom das mídias sociais, poucas empresas realmente conheciam esta realidade."Algumas empresas chegaram a dizer que ouviram falar, mas poucas sabiam o que era. Diante desta carência de informações sobre essa tendência, surgiu o Misto", conta Hélio.Ele explica que o Mídias Sociais para Todos será um ciclo com cinco palestras para que as empresas, profissionais do mercado e estudantes discutam e entendam o que realmente é SMO e como esse serviço é importante para o crescimento de um negócio. "Através dessas redes, é possível um relacionamento melhor com o cliente. Além disso, é possível alcançar novos públicos, promover ações promocionais, entre tantas outras vantagens", enumera o diretor de atendimento da Ideia s/a.O pró-reitor de Operações e Marketing do Infnet, Andre Kischinevsky, comenta que as mídias sociais permitem que novos talentos e novas empresas despontem para o mercado, sem os investimentos necessários do marketing tradicional. Ele acredita que sites como Orkut, Twitter, MySpace, entre outros, são uma oportunidade para empreendedores galgarem posições hoje ocupadas por empresas estabelecidas. “O custo das mídias sociais é muito baixo comparado ao custo dos veículos tradicionais. No evento, os palestrantes farão uma análise das ferramentas disponíveis e discutirão conceitos como a medição do retorno nas mídias sociais e o uso de indicadores para medir o sucesso das iniciativas”, anuncia Andre.O Misto acontecerá no dia 14 de julho (terça-feira), das 9h às 12h30, no auditório do Instituto Infnet. Para participar, basta acessar http://www.ideiasa.com/ e fazer a inscrição.

Palestra de Beth Saad sobre Mídia Digital




Tive a sorte de ser informada sobre o 1º Forum de Comunicadores do Governo Federal - Sudeste, realizada de 1 a 3 de Julho de 2009, no Edifício sede de FURNAS, no Rio de Janeiro. As palestras tiveram os seguintes temas: comunicação de governo; comunicação como propulsora de políticas públicas; público interno; gestão de crises; assessorias de imprensa; entre outras. Em particular, acompanhei a palestra de Elizabeth Saad Corrêa, professora doutora da Escola de Comunicação e Artes (Eca), da Universidade de São Paulo (USP), sobre Mídia Digital: Estratégias Digitais de Comunicação Corporativa em tempos de Mídias Sociais".


A palestra teve como foco a comunicação corporativa e foi dividida de forma muito objetiva: o que são as mídias digitais; como utilizá-las; são determinantes; como usar; como gerenciar. Tudo isso, para uma empresa estatal, significa uma mudança de cultura. Beth iniciou a palestra com o vídeo Did Yo Know Web 3.0 - achei fantástico e já publiquei aqui, para compartilhar com todos. Trabalhar com mídias digitais significa democratizar, seguir uma direção horizontal e não vertical (controladora). É necessário que haja diálogo, conversações, compartilhamento de conteúdos, de opiniões, idéias, experiências. Enquanto a Web 1.0 é caracterizada por uma plataforma mais "engessada"; a Web 2.0 é inclusiva, colaborativa, menos rígida em termos de filtros e controles, criativa, dinâmica, mas sem perder a base sólida, com conteúdo - isso não significa que a Web 1.0 está morta. Nunca se deve perder o usuário de vista, ele existe, não é apenas um número. Se leva em conta as informações desse usuário: quem é ele, o que consome, como se comporta, se usa mídias sociais. Algumas questões interessantes: quem entra no mundo das redes sociais vai até aonde o público está, participa como igual junto dele e essas relações sociais se dão para além do computador. Bárbaro, não? Ao final da palestra, Beth focou no crescimento do Twitter e mostrou algumas ferramentas da plataforma. Eu trouxe somente algumas linhas da palestra. Para aprofundar, sugiro a leitura de alguns artigos: Reflexões para uma epistemologia da Comnicação Digital; e Jornalismo contemporâneo no Brasil: as mídias digitais como elo entre a crise e a busca de uma nova identidade. Para seguir Beth no Twitter, cuja rede é riquíssima, busque @BethSaad.


5 de julho de 2009

Boas Vindas para Marcelo Valle

Apresentamos Marcelo Valle - jornalista, fotógrafo, diretor, professor. Marcelo Valle viaja pelo Brasil, registrando imagens e prodzindo vídeos de comunidades onde são implementados projetos de tecnologia e mobilização social. Veja algumas das fotos de Marcelo no Flickr. Marcelo, seja bem vindo ao TMS5 - Tecnologia e Mobilização Social.
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PS: Patricia Canarim e Vilma Goulart passam a ser colaboradoras do TMS5.

Adote um vereador. E, podendo, um senador!


Explico. Adote um vereador é o lema de uma campanha para transformar o legislativo lançada pelo jornalista Milton Jung, âncora da Rádio CBN-São Paulo, dias depois das eleições municipais de 2008. A intenção era fazer com que o ouvinte não só não esquecesse o vereador no qual votou, como passasse a acompanhar de perto sua atuação na Assembleia. Logo o Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, transformou a campanha em um programa, conquistou o apoio do Movimento Nossa São Paulo e começou a difundir em escolas, universidades, associações, etc, a ideia de "fiscalização" da ação do vereador votado não apenas por você, e que muito provavelmente pode não ter sido eleito, mas também naqueles votados por seus familiares e amigos.

Em pouco tempo, o que era para virar um blog, virou a plataforma wiki "Adote um vereador", desenvolvida pelo Instituto Ágora e que, desde janeiro deste ano, vem sendo mantida de forma voluntária, seguindo os princípios da Wikimedia Brasil, municiando cidadãos brasileiros ou residentes no país de informações sobre as Câmaras Municipais, em São Paulo e Rio de Janeiro.

Dá para imaginar a rede social de controle dos parlamentares? Pois é exatamente isso.

Ao adotar um vereador você coleta e compartilha em blogs, no Facebook, onde quiser, informações sobre os projetos feitos por ele, o seu desempenho nas sessões da Câmara, as entrevistas que concede, os depoimentos que faz, e telefone, manda emails cobrando explicações... E interliga sua ação na plataforma wiki, para fácil acesso por outros cidadãos interessados em informações a respeito do mesmo vereador.

Assim, o WiKi "Adote um veredador" passa a ser, na realidade, um grande catálogo público sobre a vida do vereador a partir do ponto de vista do eleitor, constituindo-se em importante fonte de consulta para avaliações sobre a possibilidade de reconduzi-lo a um cargo público nas próximas eleições.

No estado de São Paulo a ideia floresceu, principalmente entre municípios vizinhos. Hoje, 100% dos vereadores de Taboão da Serra estão adotados. Em São Paulo são 82%. Em Jundiaí, 25%. Em Mauá, um pouco menos... Em Campinas, são apenas três.

No Rio, infelizmente, não há sequer um vereador adotado.

O carioca é menos politizado? Claro que não. Talvez apenas desconheça a campanha.

Então... o que você está esperando? Adote um vereador hoje mesmo! Aproveite e pressione o pessoal do Instituto Ágora a ampliar o Wiki e promover também a adoção de um senador. E divulgue sua ação entre amigos e conhecidos, porque não?

Lembre-se de comentar que a campanha foi inspirada no Movimento Voto Consciente (votoconsciente.org.br), que também convoca os eleitores a acompanharem o trabalho do vereador em seus quatro anos de mandato.

E é pela internet que o projeto "Adote o vereador" está rompendo barreiras geográficas.

Não deixe que os políticos tomem conta de você. Adote um deles primeiro.

Did You Know 2.0

Agora que vimos o Did You Know? Vamos completar o ciclo com o
Did You Know 2.0

4 de julho de 2009

Direto da Palestra de Beth Saad para o TMS5

Achei muito oportuno replicar aqui este vídeo que assisti na palestra de Beth Saad.

Mais um projeto leva Letras para o Sertão


Além da Arca das Letras, outras iniciativas irão povoar o Brasil de livros e leituras. O futuro está aí, a partir dos livros, cultura e educação. A tecnologia somada para fortalecer o desenvolvimento e transpor as fronteiras.

Letras do Sertão leva leitura a agricultores

A Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Quixaba, em Paripiranga, na Bahia, não perdeu tempo e pôs mãos à obra para ajudar a formar mais leitores e cidadãos. É numa pequena comunidade rural que está sendo desenvolvido o projeto “Letras do Sertão”, beneficiando 100 famílias - um grupo de aproximadamente 500 pessoas. As ações contemplam a construção do Centro de Cultura Gertrudes Maria Oliveira, onde há uma biblioteca e um auditório para projeção de cinema, além de compor um acervo de livros e filmes. O projeto, como afirmam os coordenadores, está pautado em dois motivos.O primeiro diz respeito ao fato de o povo do Nordeste estar habituado, culturalmente, a se prender mais ao que vê do que ao que lê, e à própria escassez de equipamentos que fomente a leitura. A segunda corresponde à necessidade de promover uma atividade cultural para a população. Para saber mais sobre o projeto, o telefone de contato é 79 9939-0710 ou acesse o site http://www.associacaoquixaba.blogspot.com/.


Fontes: PublisNews e Brasil Que Lê - Agência de Notícias

2 de julho de 2009

Vamos trocar as sacolas ?


A campanha Saco é um saco é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, com apoio da rede de supermercados Wal-Mart, que quer chamar a atenção do cidadão brasileiro para o enorme impacto ambiental de um hábito aparentemente inofensivo: pegar sacos e sacolas plásticas. Os sacos e sacolas plásticas são produzidos a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos não-renováveis. O impacto das sacolinhas começa aí: como consumimos sacolinhas aos bilhões em todo o mundo, e sendo elas descartáveis, a pressão por esses recursos naturais não para de aumentar. Saiba + no sítio do MMA

Mobilização no MMA aponta para implementação de novas Políticas Públicas


O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e seu objetivo é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nas organizações públicas. O MMA apóia tecnicamente os órgãos interessados em implementar a A3P. A participação pode ocorrer por meio da adesão formal ou através do cadastro na Rede A3P. Saiba+