13 de março de 2009

Bicicleta

O uso da bicicleta deveria ser mais motivado pelos governos. Além de ser uma deliciosa brincadeira, quem nunca andou de bicicleta quando criança? É um excelente meio de transporte por promover qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. E principalmente a inclusão social. Os meios de transportes motorizados são potenciadores da exclusão social por serem acessíveis apenas a pessoas com condições financeiras.

No Brasil há 45 milhões de usuários de bicicleta no dia-a-dia. Mas, infelizmente não temos infra-estrutura para uma movimentação de ciclistas pela cidade, falta integração de ciclovias com vias urbanas e principalmente respeito ao ciclista. Parece até que o mundo foi feito para os carros e não para as pessoas.

Em cidades grandes como Rio e São Paulo é preciso muito cuidado ao circular pelas ruas movimentadas. Carros, caminhões, ônibus não respeitam os ciclistas. Ainda existe gente que acha graça buzinar perto de um ciclista. Não percebe como a buzina pode ser perigosa a ele. Com o susto pode cair da bicicleta causando grave acidente como ser atropelado por um carro.

No Rio desde o fim de dezembro de 2008 está acontecendo o movimento Pedala Rio. São bicicletas distribuídas em diversas áreas por quatro bairros (por Ipanema, Copacabana, Leblon e Lagoa) onde os cariocas podem alugar e podem se movimentar pela cidade. Será expandido para outros 15 bairros. Esse movimento que promove o uso da bicicleta ainda não tem caráter de inclusão social por ter um valor caro e exigir recursos como computador e telefone. Mas, sem dúvida é um começo para mobilizar as pessoas em torno de um transporte considerado o mais sustentável do mundo.

Pelo site da ONG Roda da Paz soube que o governo federal vai subsidiar a venda de bicicletas em todo o Brasil. Vai ser uma forma de consórcio via correios. Isso vai ajudar a muitas pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte e reduzem a 1 ou 2 ônibus por dia quando tem a bicicleta para ir até um ponto de ônibus.

Tomara que isto realmente aconteça, mas é preciso construir ciclovias e bicicletários por esse país afora e criar a cultura que ciclista também faz parte do trânsito.

No próximo post vou contar a conversa que tive com dois ativistas da bicicleta no Brasil. Arturo Alcorta, diretor da Escola de Bicicleta e José Lobo, diretor da ONG Transporte Ativo.


Espero vocês!

Para saber mais:

http://www.mobilicidade.com.br/
http://www.rodasdapaz.org.br
http://www.escoladebicicleta.com.br/#
www.ta.org.br

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