6 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

No próximo domingo é comemorado o dia internacional da mulher, essa data (8 de março) foi definida em 1975 pela Unesco 118 anos após o massacre de mulheres em 1857 numa tecelagem em Nova Iorque por causa do protesto por melhores condições de trabalho.

Nesta data devemos relembrar as diversas mulheres que fizeram algo pelo mundo e pelo Brasil. Porém nem todas merecem a homenagem e não é por serem menos mulheres e sim pela falta de honestidade, dignidade, respeito ao próximo, pela violência que causam aos outros. São Vilmas, Paulas, Georginas, Marias, Márcias, Cláudias, Creuzas, Josianes que aqui neste post são apenas nomes.

Mas, há mulheres diferentes. Há a Maria da Penha, a Hada Rubia, Lucinha Araújo, Leila Diniz, Cora Coralina, Maria Esther Bueno, Maria Lenk, Neusa das Dores Pereira e ficaria aqui para sempre citando nomes.

Um bom exemplo é a ONG Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher (http://www.coisademulher.org.br). Criada em 1994 por mulheres negras que buscam a inserção profissional para aquelas mulheres que sofrem discriminação ou são socialmente excluídas como mulheres negras, pobres, lésbicas, encarceradas, recém-libertas, meninas e adolescentes em situação de risco.

Diversos eventos vão ocorrer neste mês de março. Cito aqui alguns:
São Paulo
A Desconstrução da Mulher pela Mídia
Dia 08/03, às 18h30. Grátis
Exibição do filme Antonia e Debate
A partir das 20h. R$ 4 e ½
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Av. Europa, 158. Jd. Europa
(11) 3062-9197

Rio de Janeiro:

Hoje tem marmelada? Tem sim senhora!
Teatro do Sesc - São João de Meriti
Com a participação das meninas que integram o elenco da CIA. CRESCER E VIVER DE CIRCO
Dia 11 de março às 16 horas
Mulheres Socialmente Responsáveis
Dia 11/03 de 11H até 14H
Auditório Humberto Braga (anexo ao TCE-RJ)
Com participação de Hada Rubia e apresentação do grupo Fanfarra Carioca com o espetáculo “Se todos fossem iguais a você”.

Belo Horizonte
Eventos organizados pela UFMG
Dia 9 de março, terça-feira - Exposição de pôsteres e cartilha, de diferentes épocas, relativos às questões femininas, tanto na área de saúde quanto social. Local: Saguão da Faculdade de Medicina da UFMG.
• Dia 11 de março, quarta feira - Sessão de cinema: “O preço de uma escolha”. Das 12h às 14h, sala Amilcar Vianna Martins.
. Dia 12 de março, quinta feira - Recital matutino em solo realizado pelo aluno Marcus Carvalho dos Santos, de músicas com nomes de mulheres. O objetivo desta apresentação é promover a perspectiva de homens combatendo a violência contra as mulheres. De 12h30 às 14h, auditório Amilcar Vianna Martins.
. Dia 17 de março, terça feira - Sessão de curtas metragens sobre a temática feminista. De 12h às 14h, auditório Amilcar Viana Martins.

Mas, tenho certeza que para muitas mulheres bastaria uma rosa. Em março de 2006 num restaurante em Niterói eu e minha mãe ganhamos uma rosa vermelha. Para minha mãe, uma adoradora das flores foi o melhor presente com muito significado.

É com rosas vermelhas que parabenizo todas as mulheres que não estão na mídia para mostrar seus feitos, mas sabemos que criam seus filhos, cuidam da casa, saem para trabalhar todos os dias com muita garra e dignidade e são antes e depois de tudo Mulheres.



Participe do TMS!

Um comentário:

Nelida Capela disse...

Patricia: valeu pela programação!