23 de março de 2009

Água: a julgar pela internet, ainda há muito a fazer

A forma como o Dia Mundial da Água ecoou na Internet, com quase ou nenhuma repercussão, dos site de notícias às redes sociais, demonstra o quanto ainda estamos longe da conscientização a respeito da escassez.

A água está acabando, e justamente por causa do desperdício, da arrogância e da falsa ideia de que estará sempre à nossa disposição.

Publicações no Twitter limitaram-se à troca de links para os poucos sites de vídeos abordando o assunto.

Também não houve qualquer iniciativa de blogagem coletiva pelos ciberativistas.

Entende-se por Ciberativismo a busca de apoio para causas (normalmente de cunho ambiental, político ou social) através da Internet e de outros meios mediáticos; divulgando e abrindo espaço para discussões, procurando algumas vezes estabelecer uma rede de solidariedade.

A água, ou a falta dela, parece não ter alcançado ainda o status de causa palpitante, capaz de envolver o comprometer os ciberativistas. Talvez nem mesmo muitos ativistas. E aí pode estar uma das razões pela baixa mobilização na rede.

Mas quando percebemos que nem o Greenpeace fez uso da rede e de suas ferramentas nessa hora, aí a questão começa a ficar ainda mais preocupante.

O bom exemplo, mais um vez, vem da Charitywater.org, autora do vídeo aí embaixo. É uma das organizações que melhor tem usado a Internet para divulgar sua causa.

E você? Já participou de algum cibermovimento? Já usou a rede para mobilizar, protestar, conscientizar?

Um comentário:

Nelida Capela disse...

Tenho a impressão de que no ano passado o Dia Nundial da Água foi bem mais divulgado. Percebo isso na própria rede em que trabalho e em outras redes e estatais - que quase nada divulgaram neste ano.