2 de março de 2009

Mobiliário Sustentável



Acho muito interessante quando leio notícias sobre a reutilização e reaproveitamento de materiais descartados na geração de renda. Replico no TMS a notícia feita pela Agência Sebrae de Notícias.

Artesanato dá nova utilidade a pneus descartados - Produção de mobiliário ajuda a reaproveitar pneus e ainda pode gerar ocupação e renda.

No Brasil são descartados aproximadamente 50 milhões de pneus por ano. Em tempos de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, esse material é considerado inimigo por acumular água parada facilmente. Além disso, é prejudicial ao meio ambiente, pois leva até 600 anos para se decompor. Soluções para dar destino aos pneus velhos e abandonados passam pelo uso da criatividade e do empreendedorismo. Um exemplo é o pufe ecológico produzido pela decoradora Izabel Cristina da Silva, de Porto Velho (RO), que aproveita pneus sem o uso de recortes e sem produção de resíduos. A idéia é fabricar peças de mobiliário com os pneus utilizando tecidos, sementes, cipó e outras matérias-primas da Amazônia. O pufe, carro-chefe da produção, já é confeccionado nas linhas Amazônia, Colors, Sementes do Brasil, Fibras e Tropical. O preço varia de acordo com o tecido que é aplicado na peça, mas fica entre R$ 200 e R$ 250. Há também peças como revisteiro e para este ano a novidade fica por conta de um pufe feito de pneu de trator que pode acomodar até cinco pessoas. Há ainda a namoradeira, feita com quatro pneus. Os interessados podem fazer o pedido das peças pelo e-mail: pufecologico@hotmail.com ou pelo celular (69) 9984-4569. A partir de março, a marca contará com um site. Além de fazer bem ao meio ambiente, o projeto do pufe ecológico também mostra responsabilidade social e gera renda e ocupação para os participantes. Neste ano, Izabel vai começar um trabalho com a instituição União dos Voluntários de Rondônia (Uveron) para levar o projeto para um grupo de até 20 mulheres presidiárias. “Elas vão produzir fuxico e costurar tecidos para aplicarmos aos pneus”, conta Izabel. “A idéia é que não só o meio ambiente ganhe com essa ação, mas também as pessoas que vão aprender uma arte e um meio de obter renda”, completa. O pufe ecológico conta também com apoio de parceiros como O Boticário, a Associação dos Jovens Empresários (AJE) e a Aliança Global de Proteção Ambiental (AGP).

Por Giovana Perfeito, da Agência Sebrae de Notícias (ASN)

Um comentário:

Anonymous disse...

Olá,quero deixar aqui meus parabéns pela atitude maravilhosa.Estou trabalhando em um projeto para a criação de uma lixeira ecológica para utilizar no meu colégio, gostaria ,se possível, de uma idéia sua pois toda idéia com o intuito de proteção ecológica é sempre bem vinda.
Mais uma vez,parabéns!
Adriana de oliveira.
adrianadoliveira2000@yahoo.com.br