27 de março de 2009

A Hora do Planeta

Como todos sabem, afinal está sendo amplamente divulgado, amanhã é o dia da Hora do Planeta, movimento mundial para chamar a atenção de todos para o problema do aquecimento global.

Como a Nélida CApela já deixou publicado aqui o Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a aderir ao movimento, com a participação dos monumentos cariocas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, que terá a segurança reforçada pelas autoridades competentes. Mas, outras também vão aderir como Brasília e Porto Alegre e vale registrar que “a fachada e interior do Teatro Amazonas em Manaus ficarão totalmente no escuro dia 28, às 20h30, como participação do estado no ato pela combate às mudanças climáticas” como informa Pollyana Ferrari no blog Remix Narrativo.

Pedi a opinião do jornalista André Trigueiro estudioso e autor de livros a respeito da sustentabilidade e meio ambiente, e André acredita nesse movimento:
“Toda ação em favor de um mundo melhor e mais justo é bem-vinda. Não discrimino nenhuma campanha que promova o bem social, ambiental, espiritual, etc.
O que é entendido como problema no "macro" tem sua origem em ações que se resolvem no "micro". Não por outra razão o movimento ambientalista adotou como slogan no início dos anos 70 "pensar globalmente, agir localmente".

Tenho consciência que esse movimento é um ato simbólico. Mas gostaria de ver mudanças práticas e reais em prol de mudanças comportamentais e principalmente por um novo conceito de uma economia sustentável.

O Instituto Akatu sugere algumas mudanças no hábito de consumo que podem contribuir para combater o aquecimento global. Segue o link:
http://www.akatu.org.br/central/especiais/2009/apague-as-luzes-por-uma-hora-e-diga-aos-lideres-politicos-mundiais-que-voce-esta-a-favor-do-planeta-e-contra-o-aquecimento-global

Quanto a mudanças para uma economia sustentável vamos ter que esperar a conscientização de governantes e empresários de todo o mundo. Novo acordo entre os países deve ser assinado ainda este ano na Dinamarca.

Então não esqueça, dia 28 de março as 20H30min desligue as luzes da sua casa! E contribua com o planeta Terra no sábado e todos os dias do ano com atitudes simples como fechar a torneira quando escovar os dentes, abrir mão de sacolas de plásticos e levar a sua própria sacola ao mercado.

Participe do TMS e contribua com a Terra!

Para saber mais:
http://www.earthhour.org/home/br:pt-BR

Nenhum comentário: