A forma como o Dia Mundial da Água ecoou na Internet, com quase ou nenhuma repercussão, dos site de notícias às redes sociais, demonstra o quanto ainda estamos longe da conscientização a respeito da escassez.
A água está acabando, e justamente por causa do desperdício, da arrogância e da falsa ideia de que estará sempre à nossa disposição.
Publicações no Twitter limitaram-se à troca de links para os poucos sites de vídeos abordando o assunto.
Também não houve qualquer iniciativa de blogagem coletiva pelos ciberativistas.
Entende-se por Ciberativismo a busca de apoio para causas (normalmente de cunho ambiental, político ou social) através da Internet e de outros meios mediáticos; divulgando e abrindo espaço para discussões, procurando algumas vezes estabelecer uma rede de solidariedade.
A água, ou a falta dela, parece não ter alcançado ainda o status de causa palpitante, capaz de envolver o comprometer os ciberativistas. Talvez nem mesmo muitos ativistas. E aí pode estar uma das razões pela baixa mobilização na rede.
Mas quando percebemos que nem o Greenpeace fez uso da rede e de suas ferramentas nessa hora, aí a questão começa a ficar ainda mais preocupante.
O bom exemplo, mais um vez, vem da Charitywater.org, autora do vídeo aí embaixo. É uma das organizações que melhor tem usado a Internet para divulgar sua causa.
E você? Já participou de algum cibermovimento? Já usou a rede para mobilizar, protestar, conscientizar?
Um comentário:
Tenho a impressão de que no ano passado o Dia Nundial da Água foi bem mais divulgado. Percebo isso na própria rede em que trabalho e em outras redes e estatais - que quase nada divulgaram neste ano.
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