21 de março de 2009

Twitter e mobilização social


Você ainda está entre aqueles que dizem que o Twitter não serve para nada? Ou que o considera uma grande perda de tempo?

Bom... Talvez você ainda não tenha dedicado tempo suficiente à tarefa de experimentar todas as possibilidades que esse serviço colaborativo de produção e circulação de informações oferece... Pense nisso, sem preconceito.

Tente começar respondendo à pergunta "o que é o Twitter"?

Eu, por exemplo, faço coro com aqueles heavy users de Internet que dizem que o Twitter é o que desejamos que ele seja. Como toda boa ferramenta web, é multi-uso, a serviço de uma infinidade de objetivos: alertas, notícias, lembretes, indicações, busca de informações e, porque não, mobilizações sociais.

Tem um quê de Messenger, de leitor RSS, de Delicious, de rede social, tudo ao mesmo tempo, misturado, formando um caldo tão heterogêneo quanto as ferramentas criadas no seu entorno, para facilitar seguir assuntos, em vez de pessoas do nosso grupo social. E assim ampliar horizontes e o alcance das mensagens. Porque o Twitter é extremamente rastreável. E as relações não são recíprocas. Nem sempre quem você segue é seu seguidor e vice-versa.

Suas atualizações rápidas e curtas permitem criações coletivas típicas das redes, onde costuma ocorrer uma espécie de pacto de insubordinação, com o poder fluindo de forma equitativa. Podemos todos ser produtores e consumidores de informação, alternadamente, no mesmo ambiente.

Some-se a isso o fato de permitir consultas e atualizações a partir de qualquer tipo de dispositivo digital, do micro ao celular, e o que encontramos é, de fato, uma poderosa ferramenta de comunicação.

Portanto, assim como uma polaroide pode produzir arte nas mãos certas, granto que também o Twitter pode render muito, se usado com objetividade e senso de utilidade.

Há pouco menos de um ano usando o Twitter, embora o serviço complete hoje três anos de vida (entrou no ar em 21 de março de 2006), já posso dizer que vi de tudo um pouco.

Vi muita gente perdendo tempo, é verdade.

Mas também vi muita gente se apropriando da ferramenta para usos interessantes, como a participação remota em conferências e debates.

O Twitter já está mudando completamente a maneira de pensar, organizar e assistir eventos. Não raro, a conversa paralela no Twitter chega a ser mais rica e diversificada que o próprio debate em si. Basta não cair na armadilha do lugar comum, da narração pura e simples do que se ouve e vê.

O rápido estabelecimento de diálogos coletivos, sobre qualquer assunto, de modo assíncrono, é, na minha opinião, o grande trunfo do Twitter. O que o torna especial.

Que o diga o candidato Barack Obama. Não a toa o Twitter cresceu 1328% de fevereiro do ano passado a fevereiro deste ano, só nos Estados Unidos.

Amanhã, por exemplo, estou curiosa para saber como o Dia Mundial da Água ecoará no microblogesfera.

No Twitter Search (search.twitter.com) pretendo seguir o tema #água. No monitter.com, site onde é possível monitor três diferentes palavras-chave no Twitter, seguirei as palavras water, wwwd e Charity. A Charitywater.org, para quem não sabe, é a ONG beneficiada no início de fevereiro pelo Twestival, reunião de twitteiros em 185 cidades em todo o planeta, incluindo Belo Horizonte (MG), São Paulo, Campinas (SP), Bauru (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Rio de Janeiro, com o objetivo de angariar fundos para formas de combate à falta de água em países em desenvolvimento.

Minha expectativa é a de que amanhã o Twitter seja inundado por informações e mensagens que ajudem a aumentar a consciência coletiva sobre os riscos inerentes à escassez de água potável no mundo. Farei a minha parte publicando informações usando as palavras-chave #água e #wwwc. E você?

4 comentários:

Nelida Capela disse...

Cristina: acho o Twitter uma ferramenta fantástica para a comunicação e para mobilização social. Vamos, amanhã, acompanhar o movimento no Dia Mundial da Água.

Paulo Drummond disse...

Coletivo aqui é mais um "buzzword", né não? É a segunda vez esta semana que leio a palavra, fora do contexto do transporte de pessoas (ônibus, pricipalmente ;-)

Sucesso para vocês!

Cristina De Luca disse...

Oi Paulo,
Coletivo aqui é usado no sentido de conjunto.
Abraço,Cristina

Patricia Canarim disse...

oi Cristina, acompanho seu trabalho no Circuito. Seja bem-vinda.
E sou fão do twitter, tenho conhecido sites, blogs e principalmente pessoas interessante por meio do twitter, para mim um mundo novo que estou descobrindo..e adorando.